Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
COMUNIDADE PME Publicações PME_News
 

11-09-2013 Associação das PME afirma que crédito malparado espelha situação da economia

Associação das Pequenas e Médias Empresas, afirma que não é surpreendente que as pequenas e médias empresas sejam as responsáveis por 92 por cento do crédito malparado no setor empresarial. “Surpreendente é que as instituições financeiras e quem tem responsabilidades pela política económica não encarem as coisas de outra forma”, refere.

 

Associação das PME afirma que crédito malparado espelha situação da economia

 

O presidente da Associação das Pequenas e Médias Empresas, Joaquim Cunha, afirma que não é surpreendente que as pequenas e médias empresas sejam as responsáveis por 92 por cento do crédito malparado no setor empresarial. “Surpreendente é que as instituições financeiras e quem tem responsabilidades pela política económica não encarem as coisas de outra forma”, refere.

 

Em declarações à Antena1, Joaquim Cunha considera que “a situação de crédito malparado espelha a situação da economia”. “O tecido de PME não tem possibilidade de se financiar externamente”, acrescenta.

“A única opção, se pretendemos ter um crescimento económico em Portugal é alargar a carteira de crédito, porque o financiamento das próprias PME se torna difícil”, defende o líder da Associação das Pequenas e Médias Empresas.

O Diário Económico desta manhã conta que a carteira de crédito às pequenas e médias empresas portuguesas encolhe há 29 meses consecutivos. O capital em incumprimento aumenta ao mesmo ritmo que diminui a concessão de crédito por parte dos bancos.

Ao todo, há quase 11,7 mil milhões de euros vencidos e não pagos, precisamente o dobro do capital em incumprimento que as tinham em abril de 2011, altura do pedido de resgate de Portugal.
 

Noticia completa, clique aqui | RTP NOTICIAS


 
Anterior