Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
Home
 

14-10-2013 [Económico] Desde o resgate bancos já eliminaram 16 mil milhões de crédito às PME

Desde o pedido de resgate, as instituições bancárias já eliminaram 16 mil milhões de euros de crédito às PME

Crédito
Desde o resgate bancos já eliminaram 16 mil milhões de crédito às PME
Maria Teixeira Alves  
11/10/13 11:43

 
 
Xerox reuniu gestores e empresários para debater problemas de financiamento das PME nacionais
Desde o pedido de resgate, as instituições bancárias já eliminaram 16 mil milhões de euros de crédito às PME, revelou ontem Pedro Quintela, responsável pela Xerox Portugal na Conferência "A Sustentabilidade financeira das PME face aos desafios do financiamento" realizada ontem, no Hotel Altis Belém, em Lisboa.
O gestor explicou ainda que para "além do financiamento da banca ser escasso, as PME pagam o crédito mais caro da Zona Euro, a seguir à Grécia"
Em meados deste ano o valor da dívida destas empresas acendia a 167 mil milhões de euros, "o que equivale a sensivelmente 100% do PIB. É, assim, urgente que o Estado proporcione condições para que as empresas possam competir em igualdade de circunstâncias com as empresas de outros países", concluiu Pedro Quintela, Director geral da Xerox Portugal. A Xerox é a líder mundial em Managed Print Services e Document Outsourcing.
Facilitar o acesso aos fundos comunitários, dinamizar a bolsa de valores para as PME, fomentar o capital risco e os business angels ou proporcionar incentivos para aumentos de capital e retenção de lucros foram algumas das soluções abordadas nesta conferência, que teve como orador também José Alves da Silva, Presidente da PME Portugal e João Duque, presidente do ISEG.
"As PME (e inclusive as micro empresas) são o principal motor da nossa economia, já que representam a grande maioria do tecido empresarial e são fundamentais para a criação de emprego e para o crescimento das nossas exportações. O acesso ao financiamento é, por todos estes motivos, fundamental para a expansão e dinamismo destas empresas", declarou Pedro Quintela, acrescentando que "na Xerox, as PME são responsáveis por cerca de 60% do nosso volume de negócios, pelo que queremos contribuir para as soluções que estão na base da sustentabilidade financeira destas empresas".

In: http://economico.sapo.pt/noticias/desde-o-resgate-bancos-ja-eliminaram-16-mil-milhoes-de-credito-as-pme_179202.html 

 

 


 
Anterior