PORTO MARAVILHA cria grandes oportunidades de negócio até 2016
O projecto Porto Maravilha que agora começa no Rio de Janeiro, pretende criar uma nova cidade revitalizando áreas urbanas e portuárias degradadas, visando preparar a cidade para as Olimpíadas de 2016.
 
Para isso foi constituído um Fundo de Investimento Imobiliário de 8 Biliões de Reais, vai intervencionar uma região central do Rio de Janeiro com 500 hectares, possibilitando a construção de novos edifícios residenciais, comerciais, escritórios , empresariais e hóteis, entre outros.
 
O projeto tem oportunidades com óbvias semelhanças com o da Expo’98/Parque das Nações em Lisboa, pois este reconverteu uma área degradada de 300 hectares formando um novo e moderno bairro prime de Lisboa, gerando inúmeras oportunidades de negócio durante pelo menos uma década.
Recorde-se que o Rio de Janeiro tem um défice de 8.000 camas de hotelaria, e quem em face da elevadíssima procura se tornou uma das mais caros m2 do mundo, sem oferta ao nível dos escritórios compatível com a demanda ou procura de investidores e multinacionais.
 
Convém relembrar que é no Rio de Janeiro que estão sedeados gigantes mundiais como PETROBRÁS (que fazer maior dispersão bolsista de sempre no mundo), VALE (2ª companhia mineira do mundo), BNDES um dos maiores bancos de investimentos do mundo. E que é no Rio de Janeiro que se situa a base de exploração e gestão do Pré-Sal a maior reserva de petróleo mundialmente conhecida que começou agora a ser explorada por várias companhias internacionais.