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Investir nos Emergentes para Lucrar e Crescer

O facto mais positivo da economia portuguesa nos últimos anos tem sido o ritmo de crescimento das exportações. O que tem explicado estes crescimentos, são os mercados de países não ocidentais, os emergentes. Com efeito dos 6 mercados que mais cresceram para a economia portuguesa, destacam-se China, Brasil, México, Argélia e Marrocos.

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
E embora todos estes mercados tenham reduzida representatividade nas exportações lusas, são por isso mesmo uma grande oportunidade, pois todos eles são de média ou grande dimensão e estão a crescer (muito!).

 


 
Brasil, México e China representam mercados que vão crescer entre 4 e 9% este ano, e que em conjunto possuem mercados internos de 1600 milhões de habitantes. O facto de Portugal estar a crescer muito nesses mercados., apenas indicia que algumas empresas portuguesas se aperceberam das oportunidades enormes destes mercados e neles apostaram, e começam a colher frutos.

 
O mesmo aliás ocorreu com aquele, que é hoje, o mais relevante cliente não ocidental de Portugal, Angola. Finda a guerra que assolou o país até
 2002, as empresasportuguesas foram ano após ano, o maior investidor estrangeiro no país, aproximando-se mesmo dos investidores locais. Apesar do principal setor do país, o petróleo envolver a presença de gigantes mundiais Americanos, Britânicos e Franceses, foram no entanto as empresas portuguesas as maiores investidores privadas no país. Como resultado, criaram redes de distribuição que explicam a capacidade de exportação para esse país.
 
Ou seja, como noutros mercados evoluídos, em Angola as empresas tiveram primeiro que apostar em criar tradings, distribuidoras, armazéns e lojas, e só depois tirar disso partido, aumentando exportações e vendas no mercado, acompanhando o crescimento deste país, que como se sabe está diretamente ligado à capacidade de extracção e + preço do petróleo.
 
Ora é esta aposta de criar tradings, empresas e canais de distribuição que as empresas portuguesas terão que fazer nos grandes mercados emergentes para tirar partido do seu crescimento.
 
No Brasil, na China e noutros países emergentes, as empresas têm que primeiro apostar em implantar os seus escritórios (de representação), empresas e tradings para poderem no terreno explorar as enormes oportunidades do mercado, vender e exportar.
 
O Brasil por exemplo apresenta oportunidades em todos os domínios e tem crescido a um ritmo de 5% ano, com grandes programas de investimento públicos em infra-estruturas, habitação social, organização do Mundial FIFA de 2014, olimpíadas de 2016, a que se junta um crescimento de dezenas de milhões de pessoas que ascenderam via rendimento à classe média e estão à vidas de consumo.
 
A China que é hoje largamente excedentária em divisas e que começa a ter que consumir e não apenas produzir.
 
Portanto mercados que eram emergentes e que estão hoje as potências que explicam o crescimento mundial.
 
O que está a sua empresa a fazer para captar uns milhões destes novos clientes?
 
É que são eles hoje que têm dinheiro e proporcionam margens a quem quer ter um papel ativo nos negócios e nos mercados que contam.
 
 
Lurdes Mota Campos
Advogada e MBA