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PME NA HORA Conhecimento PME EM TEMPO DE CRISE
 
Em tempo de crise,
As empresas têm os seus públicos, e com eles devem relacionar-se de forma eficaz, sem esquecer a comunicação social, que serve de catalisador às mensagens a divulgar.
Até algum tempo, só as empresas multinacionais definiam estratégias de comunicação, incluindo a assessoria mediática. Mas as mudanças estruturais no relacionamento empresarial, fazem com que os media sejam uma prioridade para as PME. A PRIMEIRA IMAGEM, com 25 anos de experiência em consultoria, explica-lhe como deve planear a sua Comunicação Empresarial para passar a ter notoriedade e visibilidade
 
 
 
 
 
Porta Voz_primeira ImagemNum mercado cada vez mais competitivo, é importante as empresas comunicarem de forma organizada com os seus diversos públicos, os «stakeholders», sejam eles clientes, funcionários, fornecedores, acionistas e, nunca descurando, a comunicação social. Os media são um destinatário muito especial, porque servem de catalizador às mensagens divulgadas. Uma notícia idónea e factual publicada num jornal, é credibilizada por milhares de leitores.
 
Há algumas décadas atrás, as poucas empresas a darem atenção à assessoria mediática eram as multinacionais. Mas as mudanças estruturais da nossa economia e mercados fizeram com que esta deva ser uma prioridade para todos, nomeadamente as PME.
 
É vulgar adjudicar esta atividade a consultores externos, como a Primeira Imagem (www.primeiraimagem.pt), que trabalhará em estrita ligação com um responsável dentro da empresa. A grande vantagem desta solução é ter custos mais baixos, disponibilidade permanente e acesso ao know-how de uma equipa de profissionais com meios exclusivos.
 
 
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Comunicação_Primeira ImagemQualquer empresa necessita de delinear um Plano Estratégico de Comunicação, de forma a alcançar a maior exposição mediática possível, garantindo assim uma elevada notoriedade e uma Imagem favorável junto dos públicos-alvo.
 
As estratégias de assessoria mediática definidas pela Primeira Imagem são eficazes, e pressupõem a criação de um fluxo de informação entre a sua empresa e os media, baseado em confiança e profissionalismo. A assessoria mediática não é publicidade, mas sim a divulgação de material informativo de cariz jornalístico para os meios de comunicação social. Para tal, existem vários instrumentos comunicacionais.
 
 
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Press-KitO press-kit, ou dossier de imprensa, é um conjunto de documentos que a Primeira Imagem preparará e que se entrega ao jornalista com a visão geral e pormenorizada da empresa, o que faz, os dados económicos mais importantes, a descrição dos seus produtos/serviços, etc.
 
Esqueça frases como, «líder no setor», «o melhor» ou «o maior especialista». Estes argumentos, mais próprios da linguagem da publicidade e da promoção, já não convencem nenhum jornalista se não forem credibilizados e avaliados. O dossier de imprensa não é um panfleto publicitário, nem um documento pensado para clientes e fornecedores. É um documento de trabalho elaborado por jornalistas e para jornalistas, cujo objetivo é pôr ao alcance dos media a informação que eles procuram sobre a sua empresa, ou seja facilitar-lhe o trabalho.
 
Desta forma, os dossiers preparados pela Primeira Imagem transformam-se numa ferramenta prática, material de trabalho útil para os jornalistas dos meios de comunicação.
 
 
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Comunicados_Primeira ImagemTodos os dias os jornalistas recebem centenas de comunicados de imprensa. É por isso muito importante que o assunto, abordado nos press-release elaborados pela Primeira Imagem, seja interessante. O jornalista procura notícias reais, novidades e curiosidades. Os comunicados com títulos e conteúdos incompreensíveis ou publicitários correm o risco de acabar no lixo.
 
Os press-releases redigidos pela Primeira Imagem são sempre em escrita jornalística, e ao estilo de quem o vai receber. Esta é a única forma de chamar a atenção do jornalista, e esse é o único caminho para conseguir bons resultados nos media.
 
Por exemplo como imaginaria a reação de um jornalista, perante uma nota de imprensa com o seguinte conteúdo «A nossa linha AV está formada pelas unidades P3500AR e P2400TR, pelo leitor de CD/DVD DAP4100R e pelo ecrã traseiro RVA-2550»? Quer acredite ou não este texto foi mesmo enviado para os media, tornando-se exemplo de comunicado que vai diretamente para o cesto dos papéis.
 
 
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Conferencias_Primeira ImagemTodos os dias realizam-se conferências de imprensa. No entanto, os meios de comunicação têm um número limitado de jornalistas, e de repórteres de imagem. Se tem algo importante que mostrar aos meios de comunicação, como chegar até eles?
 
Se quer realizar apresentações personalizadas a determinados jornalistas ou a um setor da imprensa especializada, como fazê-lo? A Primeira Imagem cria uma relação de confiança com o jornalista, ao comunicar conferências de imprensa só quando o tema for mesmo importante para os media. É uma forma de demonstrar respeito pelo tempo e trabalho dos jornalistas.
 
 
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Falar com os meios de comunicação não é o mesmo que falar com um cliente, um fornecedor ou um conhecido. É preciso ter presente as formas, o estilo e sobretudo, é preciso conhecer e dominar certos truques.
 
Muitos empresários não sabem falar com jornalistas: desconhecem a sua linguagem, as suas limitações, os seus objetivos, etc. É fundamental estar-se preparado antes de uma entrevista a um jornal, uma conversa informal por telefone ou um programa de rádio ou televisão. Por isso, existem Media Training, e a Primeira Imagem orgulha-se de provavelmente ter o melhor Media Training em Portugal. Nesta sessão é-lhe ensinada a forma de transmitir mensagens aos jornalistas de forma atrativa e eficazes, e a dominar certas técnicas.
 
E para a aprendizagem ser eficiente, é fundamental que simule situações de entrevistas. Nos cursos ministrados pela Primeira Imagem, os formandos são treinados com entrevistas em estudio e em conferências de empresa.
 
 
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As newsletters são atualmente uma ferramenta privilegiada e altamente eficaz na comunicação empresarial, aspeto em que a Primeira Imagem se tem especializado ao longo dos últimos 10 anos. Organizadas de várias maneiras, as newsletters podem cumprir as funções específicas da Comunicação Interna e Externa, promovendo as empresas em vários mercados ou setores. Pode mesmo dizer-se que são incalculáveis os benefícios que uma boa, bem estruturada e bem redigida newsletter pode fazer pela sua empresa.
 
 
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Os consumidores estão expostos a centenas de mensagens publicitárias cada dia. São bombardeados com anúncios em todo tipo de suporte publicitário: televisão, outdoors, estações de metro e paragens de autocarros, rádio, painéis luminosos, etc. 
 
Esta fórmula está a perder cada vez mais efetividade. Os anúncios passam despercebidos perante o olhar desinteressado dos consumidores. Do mesmo modo, a mente do consumidor estabelece barreiras psicológicas perante a publicidade, pelo seu caráter exclusivamente intrusivo e comercial. Desta forma, resulta muito mais difícil e dispendioso conseguir impactar, de forma positiva, o público-alvo.
 
O objetivo principal que a Primeira Imagem tem desenvolvido, é dar a conhecer aos media os seus clientes, e conseguir que os seus produtos sejam notícia nos diferentes meios de comunicação social. A chave do trabalho da Primeira Imagem consiste em estabelecer uma relação direta com os jornalistas facilitando-lhes a informação de forma exata.
 
Na Primeira Imagem a prioridade é debruçarmo-nos sobre as necessidades dos jornalistas, proporcionando-lhes a informação da sua empresa que necessitem e o mais rapidamente possível.
 
A Primeira Imagem transforma em notícias os resultados e os trunfos dos seus clientes e dá a conhecer aos media, os produtos e serviços dos seus clientes. Ou seja, uma notícia chama mais a atenção do leitor e impacta de forma positiva, enquanto um anúncio é sempre pago, mesmo que não cause impacto no público. Por isso a Primeira Imagem destaca as vantagens financeiras: a comunicação e as relações publicas são sempre mais baratas que a publicidade.
 
 
 
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