Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias

26-09-2011 10 mandamentos para exportar

Conheça os novos 10 mandamentos para a exportação portuguesa

 

10 mandamentos para exportar Conheça os novos 10 mandamentos para a exportação portuguesa

 

O novo mundo luso: 10 novos mandamentos para exportar
Joaquim Rocha da Cunha
Presidente do Conselho da PME
Economista, PG Estratégia de Exportação
 
 
1.

Exportar Qualidade a que preço?

Os produtos têm uma excelente relação qualidade preço. Mas o valor não se mede pela qualidade intrínseca Portugal faz bem, mas, vende mal. Ou como reportava a BBC há 20 anos: “os portugueses trabalham muito mas produzem pouco”.

 

   
2.
Marca país ou promoção das marcas do país?
Não podemos aspirar nunca a ter um papel crucial nessa guerra de grandes números. Itália, França, Reino Unido e mesmo a Espanha, tornaram-se modas mundiais, por serem berços culturais, pelas imagens difundidas pelas TV’s e filmes, pelos artistas e escritores. Figo Mourinho e Ronaldo fizeram mais pela imagem do que todas as mega campanhas 
   
3.

Fomento das exportações.

A diplomacia económica é praticada pelos principais países do mundo, com décadas de expertise e empenho. Britânicos, Americanos, Franceses, Espanhóis, Japoneses, e claro, Chineses, dedicam-lhe toda atenção e dinheiro que podem. 

   
4.
Evolução da procura e Mercados de destino.
O crescimento económico das novas potências. Potências com elevado poder aquisitivo e classes médias ávidas de ocidente como China e Brasil, representam menos de 2% das exportações.
Nos 2 continentes deste século, América do Sul e Ásia, Portugal tem uma imagem fortíssima, sem anti-corpos e é visto com devoção e interesse notório. 
   
5.
Exportação também é internacionalização. A “promoção do potencial exportador” das PME é o único caminho para a recuperação. Se envolver investimento, há que fazê-lo.
   
6.

Investimento nos canais de distribuição.  

Muitas das exportações explicam-se pelos canais. Em Angola, onde as exportações devem-se ao investimento. Quotas de mercado rídiculas em potências como EUA, Brasil ou China implicam não vender.

   
7.

A (in)cultura Internacional.

Temos industriais e gestores, mas não uma geração com cultura e vivência internacional. Precisamos de gente que viaje e conheça mercados emergentes: precisa-se!

   
8.
A falta de orgulho e confiança nas coisas boas do país.
Um povo que não conhece ou se envergonha da sua história, não tem futuro. No novo mundo, o que conta e vai ditar este século, não somos PIGS, somos KINGS. Mas quem não aparece, esquece e não é lembrado.
   
9.

Políticas urgentes e inadiáveis

Exportar. Havendo QREN por executar, impõe-se seus recursos para a exportação, mercados alvo os do novo mundo. Investir na criação de cultura internacional dos nossos gestores, criação de tradings locais nos mercados, e em efetivas missões comerciais. 

   
10.

PME Global.

Uma rede informação e de agentes que cobrem , Brasil e China, Angola, Moçambique, Médio-Oriente são também apostas da PME. No portal pmeportugal.pt, encontra uma oferta de valor acrescentado quanto a conhecimento sobre mercados, a formas de operação neles, bem como oportunidades de negócio. Vá a pmeportugal.pt e não deixe para amnahã o negócio que pode fazer hoje.

  ________________________________________________________________
 
 

 
anterior