Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias

10-01-2012 BRASIL E MOÇAMBIQUE – POTÊNCIAS E MERCADOS EMERGENTES

Conferências e missões aos mercados atraem PME de Portugal O imperativo de internacionalização da economia portuguesa, leva a que cada vez mais empresários e gestores procurem novos mercados. Depois de uma aposta continuada de anos em Angola, as empresas interessam-se cada vez mais por novos mercados lusófonos. Brasil e Moçambique, aparecem cada vez mais como destinos de investimentos internacionais.

 

BRASIL E MOÇAMBIQUE – POTÊNCIAS E MERCADOS EMERGENTES
Conferências e missões aos mercados atraem PME de Portugal
O imperativo de internacionalização da economia portuguesa, leva a que cada vez mais empresários e gestores procurem novos mercados. Depois de uma aposta continuada de anos em Angola, as empresas interessam-se cada vez mais por novos mercados lusófonos. Brasil e Moçambique, aparecem cada vez mais como destinos de investimentos internacionais.
 
Dada a saturação dos mercados europeus, os mercados emergentes, e em particular os de língua portuguesa, aparecem como mercados naturais para o desenvolvimento de negócio das empresas portuguesas. São mercados que necessitam dos serviços, produtos, equipamentos e know-how luso, e que pela língua e cultura comum, estão mais receptivos ao made in Portugal.
 
Dar a conhecer as realidades e oportunidades destes mercados emergentes é o objetivo de um programa de ações desenvolvido a partir de Janeiro, iniciando-se por um ciclo de conferências sobre os mercados de Brasil e de Moçambique. As conferências iniciais, que decorrem em Lisboa e Braga, visam despoletar um programa mais amplo com visitas, estudos e contatos nos mercados, tendo em vista efetivar investimentos lusos, conhecendo os mercados de Brasil e Moçambique, quanto aos seguintes domínios:
 
· Situação económica e projetos estratégicos
· Perspetivas e Oportunidades de negócios
· Politicas oficiais e proteção do investimento estrangeiro
· Apoios e Financiamentos
· Testemunhos e casos de investidores nos mercados
· Quadro legal do investimento estrangeiro
 
As ações relativas ao Brasil, denominam-se muito justamente “BRASIL, POTÊNCIA ECONÓMICA: MUNDO DE OPORTUNIDADES”, pois não se trata dum mero país, mas sim duma Potência Mundial de dimensão continental.
 
O maior país de língua portuguesa do mundo, com quase 200 milhões de habitantes tornou-se a sexta maior Potência económica mundial, ultrapassando o Reino Unido. Prevê-se que até 2020 se torne a 4ª potência mundial, ultrapassando a França e a Alemanha.
 
O Brasil cresceu em 2010 7,5%, e há uma década cresce a uma média de 4% ano, oferecendo inúmeras oportunidades em todos os setores. O seu enorme mercado é dominado pela classe média com 100 milhões de consumidores e poder aquisitivo - o salário mínimo aumentou 14% em 2012 e a taxa de desemprego é de apenas 5%.
 
Grandes obras e infra-estruturas estão em curso ou em projeto. A organização em 2014 do Mundial de futebol, que decorrerá em 12 cidades. E ainda as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Tudo isto contribui para que o Brasil seja o destino económico da maioria das multinacionais mundiais, mas a vantagem é para que sabe língua portuguesa.
 
Mais a leste, mas igualmente na rota lusa, temos MOÇAMBIQUE, MAR de OPORTUNIDADES. Tendo 10% da população do Brasil, Moçambique é no entanto uma jovem nação de língua portuguesa, que cresce 7% ao ano, e que se está a tornar um centro crescente das atenções empresariais, até pela sua estabilidade política.
 
Vizinha da Potência Económica África do Sul, Moçambique tem grandes investimentos em curso, designadamente induzidos por multinacionais para exploração de gás natural, carvão e alumínio.
Paralelamente o turismo do Oceano Índico e a agro-pecuária e agro-indústria, tem um enorme espaço num país fértil e com uma costa muito extensa, que serve para escoar produtos para todo o mundo.
 
Entre os oradores convidados estão o Embaixador do Brasil em Portugal – Mário Vilalba, o Fundador da BRASCOM Factoring Brasil – Jorge Ferraz, o Presidente da SOFID - Diogo Gomes de Araújo, o Presidente do Conselho PME-Portugal / CEO AtlanticoInvest - Joaquim Cunha, O Presidente do OLAE/Director Geral Adjunto da SOSABERES - José Paulo Oliveira, o Administrador da SOFID – Dr. José Moreno, o Director Geral da Asa Branca Moçambique - Délio Antunes, a Adida Comercial da Embaixada de Moçambique em Lisboa –Filomena Malalane e o Partner da AMBA Advogados - Rui Marques.
 
A organização destes eventos é da PME-Portugal, AtlanticoINvest, OLAE, seguindo-se às conferências missões empresariais aos mercados. As conferências têm as seguintes datas: Brasil - Braga 20 de Janeiro; Lisboa 2 de Fevereiro. Moçambique: Lisboa 12 de Janeiro; Braga 24 de Janeiro.
 


 
anterior