Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias

24-01-2012 [CORREIO DO MINHO] PME do norte re-descobrem Brasil

Decorreu com elevado sucesso a conferência sobre BRASIL POTÊNCIA ECONÓMICA: MUNDO DE OPORTUNIDADES, que decorreu em Braga no Instituto IDEIA-ATLÂNTICO.

 


 

PME do norte re-descobrem Brasil

BRAGA

 

Decorreu com elevado sucesso a conferência sobre BRASIL POTÊNCIA ECONÓMICA: MUNDO DE OPORTUNIDADES, que decorreu em Braga no Instituto IDEIA-ATLÂNTICO.

Na presença de cerca de 100 empresários e gestores, o Embaixador do Brasil na sua primeira visita a Braga, destacou o interesse do Brasil em acolher empresas e cidadãos portugueses. Destacou ainda a urgência dum acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia, que provocaria um enorme incremento das exportações Portuguesas para o Brasil, bem como o investimento das empresas Brasileiras e da América do Sul em Portugal para fornecerem o mercado Europeu.

O Embaixador Mário Vilalva, na sua primeira visita ao Minho e a Braga, foi recebido pela Associação PME e pelo Ideia-Atlântico, ficando ciente das possibilidades tecnológicas da região e visitou o IDEIA-ATLÂNTICO que em 3 anos de atividade acolhe 70 empresas tecnológicas, e já apoiou 200 empresas a nível nacional. Ficou a conhecer o cluster do software para telemóveis, dado que no IDEIA ATLÂNTICO se sediam 6 empresas deste setor, sendo que o Brasil é um dos mercados do mundo em que os telemóveis, assinantes, redes e soluções mais crescem.

Foram oradores ainda no evento Diogo Borges Araújo Presidente da SOFID, Jorge Ferraz da Formavalores e Joaquim Cunha da AtlânticoINvest. 

Como especialista em internacionalização e no mercado Brasileiro, Joaquim Cunha destacou os dados que tornam o Brasil a 6ª Potência Económica Mundial, tais como possuir algumas das maiores empresas do mundo no petróleo (Petrobrás) e na mineração VALE, as obras investimentos associados ao Campeonato do Mundo de Futebol de 2014, aos jogos Olímpicos de 2016, à revitalização urbana, à necessidade de 7 milhões de habitações, ao crescimento da procura que integra os quase 200 milhões de habitantes do país. 

Recordou ainda que o crescimento da classe média do Brasil é um feito histórico, dado que pela primeira vez na sua história, o nº de pobres é inferior ao n.º de ricos, isto é, menos de 1% da população, sendo os restantes 99% divididos pelas classes médias B, C e D, o que representa não apenas melhor redistribuição e mercado, mas também mais harmonia e menos violência.

A ATLANTICOINVEST.COM enquanto portal de internacionalização das empresas portuguesas, dá especial ênfase às PME com quem está a organizar missões, projetos e investimento nos mercados emergentes do hemisfério sul, sendo Brasil e Moçambique, prioridades imediatas.
 

 


 
anterior