Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias

20-01-2012 [JORNAL I] Embaixador: Brasil é excelente oportunidade para portugueses qualificados

“Há grandes oportunidades no Brasil, que vive um momento muito especial da sua história. A possibilidade de ganhar dinheiro no Brasil, hoje, é muito alta”, garantiu. Para 2012, as previsões apontam para um crescimento de 3,5 por cento do PIB.

 Embaixador: Brasil é excelente oportunidade para portugueses qualificados

Por Agência Lusa, publicado em 20 Jan 2012 - 18:58 | Actualizado há 5 dias 3 horas
 
O embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, afirmou hoje que o seu país regista um “défice muito grande” de mão-de-obra qualificada, pelo que pode ser uma “excelente oportunidade” para os “crânios” portugueses.
 
“Na área da engenharia, por exemplo, o Brasil tem um défice de 20 mil profissionais por ano”, referiu, em Braga, Mário Vivalva, durante a conferência “Brasil - Potência Económica: Mundo de Oportunidades”, organizada pela PME-Portugal e pela AtlanticoINvest.
 
O diplomata sublinhou que os empresários brasileiros têm uma “natural predileção” pelos trabalhadores portugueses, por causa da língua.
 
“Há, no Brasil, um défice muito grande de mão-de-obra qualificada, tendo em conta o ritmo do crescimento do país, e gostaríamos que mais e mais profissionais portugueses pudessem aproveitar essa oportunidade”, acrescentou.
 
Aludiu a um “número crescente” de estrangeiros qualificados a trabalhar no Brasil, sendo que “10 por cento de todos os vistos” para trabalhar naquele país em 2011 foram concedidos a portugueses.
 
Admitiu ainda que nos próximos tempos poderá haver, por parte do governo do Brasil, “uma política mais ativa de estímulo” à ida para o país de mão-de-obra qualificada estrangeira, nomeadamente no setor da engenharia química, física e metalúrgica.
 
Mário Vivalva referiu ainda que “vale a pena investir”, no Brasil, uma convicção que sustentou nos62 biliões de dólares de investimento direto estrangeiro naquele país em 2011, “o maior de sempre”.
 
No último ano, o Brasil registou um crescimento de três por cento, uma dívida pública de 38 por cento do produto interno bruto (PIB), uma taxa de desemprego de 5,2 por cento e uma taxa de inflação de 6,5 por cento.
 
“Há grandes oportunidades no Brasil, que vive um momento muito especial da sua história. A possibilidade de ganhar dinheiro no Brasil, hoje, é muito alta”, garantiu.
Para 2012, as previsões apontam para um crescimento de 3,5 por cento do PIB.
“Até ao fim da década, o Brasil tem motivos suficientes para acreditar que a economia será aquecida”, disse ainda Mário Vivalva, argumentando designadamente com o Campeonato do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos que se vão realizar no país.
 

 
anterior