Conferência: Moçambique mar de oportunidades
Braga  - Terça-feira, 24 de Janeiro de 2012

 

 

Realiza-se amanhã pelas 15 horas, no Instituto Ideia-Atlântico em Braga uma conferência sobre as oportunidades que o mercado de Moçambique oferece às PME lusas.
 

Com um leque de oradores de primeira linha, e com inscrição já confirmada de meia centena de empresários, esta organização da PME-Portugal e AtlânticoINvest visa conferir o potencial de investimento de Moçambique, que se espera cresça 10%, oferece ás empresas Portuguesas.

 

Moçambique é uma jovem nação de língua portuguesa, que cresce 7% ao ano, e que se está a tornar um centro crescente das atenções empresariais, até pela sua estabilidade política.

 
Vizinha da Potência Económica África do Sul, Moçambique tem grandes investimentos em curso, designadamente induzidos por multinacionais para exploração de gás natural, carvão e alumínio.
                                                                                          
Paralelamente o turismo do Oceano Índico e a agro-pecuária e agro-indústria, tem um enorme espaço num país fértil e com uma costa muito extensa, que serve para escoar produtos para todo o mundo.
 
Estarão em debate os seguintes temas:
 
·  ECONOMIA DE MOÇAMBIQUE E GRANDES PROJETOS
·  APOIOS E FINANCIAMENTO DO INVESTIMENTO
·  QUADRO LEGAL DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO EM MOÇAMBIQUE
·  POLÍTICAS DE MOÇAMBIQUE PARA O INVESTIMENTO ESTRANGEIRO
·  PERSPETIVAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO
·  TESTEMUNHOS E CASOS DE INVESTIDORES EM MOÇAMBIQUE
·  MERCADOS EMERGENTES, ESTRATÉGIAS E FORMAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
·  INFORMAÇÃO E OPORTUNIDADES DO ESPAÇO LUSÓFONO
 

Entre os oradores convidados estão:

- Presidente do Conselho PME-Portugal / CEO AtlanticoINvest - Joaquim Cunha,

- Presidente do OLAE/Director Geral Adjunto da SOSABERES - José Paulo Oliveira,

- Administrador da SOFID – Dr. José Moreno,

- Director Geral da Asa Branca Moçambique - Délio Antunes,

- Adida Comercial da Embaixada de Moçambique em Lisboa – Filomena Malalane e

- Partner da AMBA Advogados - Rui Marques

 
Para mais informações
contactar Alexandra Campos 935.099.807
 
Entrada especial para parceiros e Associados
 

 

 
 


Conferência: Brasil - Potência Económica: Mundo de Oportunidades


Lisboa - 02 de Fevereiro de 2012

 
 
Detalhes do Evento
O imperativo de internacionalização da economia portuguesa, leva a que cada vez mais empresários e gestores procurem novos mercados. Depois de uma aposta continuada de anos em Angola, as empresas interessam-se cada vez mais por novos mercados lusófonos. Brasil e Moçambique, aparecem cada vez mais como destinos de investimentos internacionais.
 
Dada a saturação dos mercados europeus, os mercados emergentes, e em particular os de língua portuguesa, aparecem como mercados naturais para o desenvolvimento de negócio das empresas portuguesas. São mercados que necessitam dos serviços, produtos, equipamentos e know-how luso, e que pela língua e cultura comum, estão mais receptivos ao made in Portugal.
 
Dar a conhecer as realidades e oportunidades destes mercados emergentes é o objetivo de um programa de ações desenvolvido a partir de Janeiro, iniciando-se por um ciclo de conferências sobre os mercados de Brasil e de Moçambique. As conferências iniciais, que decorrem em Lisboa e Braga, visam despoletar um programa mais amplo com visitas, estudos e contatos nos mercados, tendo em vista efetivar investimentos lusos, conhecendo os mercados de Brasil e Moçambique, quanto aos seguintes domínios:
 

 


BRASIL  – POTÊNCIA E MERCADO EMERGENTE

 
BRASIL, POTÊNCIA ECONÓMICA: MUNDO DE OPORTUNIDADES

Lisboa, 02.02.2012 das 15h00 às 17h00

*sujeito a confirmação

 

 


Oradores confirmados Evento: BRASIL, POTÊNCIA ECONÓMICA: MUNDO DE OPORTUNIDADES

 


Mário Vilalva

Mário Vilalva

Formou-se em Direito pela Universidade do Distrito Federal (Brasília), em 1976. Diplomata de carreira, serviu em vários postos no estrangeiro e ocupou diferentes posições no Brasil. Serviu nas Embaixadas do Brasil em Washington DC, EUA (1978-1982); Pretória, África do Sul (1982-1985); Roma, Itália (1985-1987); Lisboa, Portugal (1991-1993); e Boston, EUA, como Cônsul-Geral (1996-1999). Entre 2006 e 2010, foi Embaixador do Brasil em Santiago do Chile. Em 2010, foi nomeado Embaixador do Brasil em Lisboa, Portugal.
Tanto no estrangeiro como no Brasil, Mário Vilalva especializou-se na chamada "diplomacia económica". Difundiu o Brasil e as suas oportunidades comerciais em todas as áreas geográficas do mundo, com particular ênfase na América Latina e na Europa.
Foi entre 2000 e 2006 Diretor-geral do Departamento de Promoção Comercial dos Ministério das Relações Exteriores, responsável pela promoção das exportações brasileiras e das oportunidades de investimentos estrangeiros no Brasil.

 

 

Diogo Gomes de Araújo


Diogo Gomes de Araújo

Licenciado em Gestão pela Universidade do Minho e Mestre em Finanças pela Universidade de Londres. Na sua carreira desempenhou as seguintes funções internacionais: Assessor da Administração do BERD (2001-3); representante de Portugal no Banco Africano de Desenvolvimento (2003-2008); Delegado da AICEP na Tunísia (2008-9); Consultor Internacional (2009); Assessor do Conselho geral e de Supervisão da EDP (2009-10).
Atualmente é Presidente Executivo da SOFID. A SOFID é a instituição financeira de desenvolvimento responsável por financiar e apoiar empresas portuguesas e seus parceiros em projectos de investimento sustentáveis em países emergentes e em vias de desenvolvimento.  

 

 

 

Joaquim Rocha Cunha

 

Joaquim Rocha da Cunha

Licenciado em Economia pelo ISEG (1991), Pós-Graduado em Estratégia de Exportação pelo ISEG (1993), JEEP – Jovem Empreendedor de Elevado Potencial (1994). Desempenhou funções de Consultor e formador desde 1988, Economista no (A)ICEP (1992-5), Economista na Comissão Europeia (1994-5), Docente Universitário (1995-6), CEO Mota Campos & Cunha, SA (1995-2003), sucessivamente Vice-Presidente (1998), Presidente Executivo (2001-9) e Presidente do Conselho (2009-…) da Associação PME-Portugal, Senior Vice-President da ESBA – European Small Business Alliance, CEO da SgPME Sociedade de Capital de Risco (2005-9), Fundador do Instituto Ideia-Atlântico (2006) Fundador da ANGOLOBRA, SA – Luanda/Angola (2008), Fundador e Diretor da Atlantico Investimentos, Ltda – Brasil (2011). 

 


Jorge Ferraz

Manuel Jorge Ferreira Ferraz

É Licenciado em Administração de Empresas pela European University, 1997. Em 1988 foi Chief Manager da Tesouraria Internacional do Grupo Amorim S.A. Manager SOSERFIN - Sociedade de Investimentos, SA (1989), Diretor da SOSERFIN Serviços Financeiros SA (1992-6), Administrador e sócio fundador da Golden Assets, Sociedade Gestora de Patrimónios S.A. (1999-2001), Administrador da Valor Alternativo SGFIM (2006-7), Acionista fundador da IMF SCI SA, Fundador e Presidente do C.A. da IMF - Informação de Mercados Financeiros, SA (1996-2010), Sócio-Director e Fundador da Braspor – Factoring, Rio de Janeiro/Brasil (2010), Sócio Fundador da Intervalores – Sociedade de Fomento Mercantil Ltda. Rio de Janeiro/Brasil (2011), Sócio Fundador da Higiomed Brasil Cursos Ltda, Rio de Janeiro/Brasil (2011) 

 

 

Para informações:
Responsável pela Organização dos eventos Lisboa, Andrezza Carvalho 961 553 978,
Responsável pela organização dos eventos Braga,  Alexandra Campos  935 099 807.

 

 

 

 

Organização e Apoios 
Atlantico Invest  PME-PORTUGALIdeia-atlantco  Loja do Software Vida Económica  
 
 

 

 

 

 

PME’S do Norte re-descobrem Brasil
Decorreu com elevado sucesso a conferência sobre BRASIL POTÊNCIA ECONÓMICA: MUNDO DE OPORTUNIDADES, que decorreu em Braga no Instituto IDEIA-ATLÂNTICO, no dia 20 de Janeiro.
 
 
    
 
Na presença de cerca de 100 empresários e gestores, o Embaixador do Brasil na sua primeira visita a Braga, destacou o interesse do Brasil em acolher empresas e cidadãos portugueses. Destacou ainda a urgência dum acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia, que provocaria um enorme incremento das exportações Portuguesas para o Brasil, bem como o investimento das empresas Brasileiras e da América do Sul em Portugal para fornecerem o mercado Europeu.
 
O Embaixador Mário Vilalva, na sua primeira visita ao Minho e a Braga, foi recebido pela Associação PME e pelo Ideia-Atlântico, ficando ciente das possibilidades tecnológicas da região e visitou o IDEIA-ATLÂNTICO que em 3 anos de atividade acolhe 70 empresas tecnológicas, e já apoiou 200 empresas a nível nacional. Ficou a conhecer o cluster do software para telemóveis, dado que no IDEIA ATLÂNTICO se sediam 6 empresas deste setor, sendo que o Brasil é um dos mercados do mundo em que os telemóveis, assinantes, redes e soluções mais crescem.
 
Foram oradores ainda no evento Diogo Borges Araújo Presidente da SOFID, Jorge Ferraz da Formavalores e Joaquim Cunha da AtlânticoINvest. Como especialista em internacionalização e no mercado Brasileiro, Joaquim Cunha destacou os dados que tornam o Brasil a 6ª Potência Económica Mundial, tais como possuir algumas das maiores empresas do mundo no petróleo (Petrobrás) e na mineração VALE, as obras investimentos associados ao Campeonato do Mundo de Futebol de 2014, aos jogos Olímpicos de 2016, à revitalização urbana, à necessidade de 7 milhões de habitações, ao crescimento da procura que integra os quase 200 milhões de habitantes do país. Recordou ainda que o crescimento da classe média do Brasil é um feito histórico, dado que pela primeira vez na sua história, o nº de pobres é inferior ao n.º de ricos, isto é, menos de 1% da população, sendo os restantes 99% dividos pelas classes médias B, C e D, o que representa não apenas melhor redistribuição e mercado, mas também mais harmonia e menos violência.
 
A ATLANTICOINVEST.COM enquanto portal de internacionalização das empresas portuguesas, dá especial ênfase às PME com quem está a organizar missões, projetos e investimento nos mercados emergentes do himisfério sul, sendo Brasil e Moçambique, prioridades imediatas.

 

 

 

 

 

 

 

BRASIL: EMBAIXADOR DO BRASIL VISITA SEDE DA PME E INSTITUTO IDEIA-ATLÂNTICO
O Embaixador do Brasil, Mário Vilalva, na sua 1ª visita a Braga, teve oportunidade de visitar as mais relevantes entidades da região, tais como INL – Laboratório Internacional de Tecnologia, Arcebispo de Braga e Guimarães Capital Europeia da Cultura e PME - Portugal. 
 
No dia que dedicou às atividades empresariais além da PME-Portugal, O Embaixador do Brasil visitou o Instituto IDEIA-ATLÂNTICO conhecendo as mais de 60 empresas que atualmente aí estão sedeadas, dum total de 200 que o Instituto apoiou desde a sua criação.
 
Fortemente impressionado com aquilo que viu, durante a tarde o Embaixador do Brasil proferiu em conferência intervenção altamente elogioso face às empresas e aos profissionais portugueses, referindo serem muito benvindos e necessários no Brasil

 

 

 

 

 

Este mensaje es meramente informativo y no puede ser considerado SPAM ya que de acuerdo a la ley usted puede solicitar ser removido de nuestra lista de contactos mediante el envío de un mensaje con "remover" en el tema (la devolución deberá hacerse por el correo electrónico que quieren ver eliminado si no lo hace, será imposible de eliminar) .
Si por casualidad usted recibe más de un correo nuestras excusas. Por favor devuelva el mensaje con el tema 
"repetido".