Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


10-10-2007 IDEIA ATLÂNTICO CRIA ESTRUTURA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO

O Instituto Ideia Atlântico promoveu, hoje, em Braga, a cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra das futuras instalações do Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica de Braga. Uma sessão que contou com a presença de uma centena de empresários, empreendedores, estudantes universitários e representantes de diversas instituições públicas e privadas. Para além do administrador do Ideia Atlântico, Hermenegildo Mota Campos, e do presidente da Associação PME-Portugal, Joaquim Rocha da Cunha, a cerimónia contou com as intervenções de Carlos Zorrinho, Coordenador do Plano Tecnológico, e de Paulo Gomes, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte.
               
Carlos Zorrinho, durante o seu discurso, reconheceu a importância deste projecto dado que “necessitamos de uma incubadora de nova geração que tem um bom ambiente, “open space”, que tem boa vizinhança, que se integra com a Universidade, que se integra com o Instituto de Investigação, que tem gente com força, que arrisca e que tem todas as condições, no quadro de uma cidade e região muito dinâmicas, para ter um enorme sucesso”.
 
Por seu lado, o presidente da PME-Portugal, na qualidade de um dos sócios-fundadores do Ideia Atlântico, salientou que “pretendemos que o Ideia Atlântico seja um dos pilares de um Minho que aspira a espelhar o Silicon Valley. Queremos que este projecto seja um contributo para o desenvolvimento da região, como região de inovação”. E acrescentou que não se trata de mais um ninho de empresas tradicional. Antes pelo contrário, “é um centro de negócios e de conhecimento que quer contribuir para o progresso da região”.
 
Tratando-se de um projecto arrojado – constituirá a maior infra-estrutura de apoio empresarial da região – o Ideia Atlântico foi classificado projecto de potencial interesse nacional (PIN) em 04 de Dezembro de 2006, pela API– Agência Portuguesa para o Investimento.
 
Segundo Hermenegildo Mota Campos, “o Ideia Atlântico – Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica - Braga, surgiu da vontade dos seus fundadores em criar uma estrutura de apoio ao empreendedorismo nas áreas das novas tecnologias na região”. Pelo que “pretende juntar diversas componentes como a incubação de empresas de base tecnológica, a domiciliação de empresas de tecnologia; o apoio a empresas já existentes, que em conjunto partilhem espaço, tecnologias, recursos e conhecimento”.
 
O administrador do Ideia Atlântico destacou ainda o facto esta nova infra-estrutura se localizar a 500 metros da Universidade do Minho e do futuro Instituto Internacional de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Sublinhado que “o Ideia-Atlântico é um projecto não fechado sobre si próprio ou sobre as empresas que incubará”, mas que “estará aberto às empresas da região e fora da região, e aos universitários e suas universidades”.
 
O Ideia Atlântico de Braga terá a capacidade de oferecer uma solução integrada de espaço e serviços técnicos especializados que catalisam o desenvolvimento sustentado de projectos empresariais de base tecnológica com cariz inovador.
 
anterior