Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


08-01-2008 PME-PORTUGAL E AUTARQUIA DE FAMALICÃO ESCLARECEM EMPRESÁRIOS SOBRE O QREN

A Associação PME-Portugal, em organização conjunta com a Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, promoveu hoje, na Casa das Artes, uma sessão de esclarecimento dos sistemas de incentivos enquadrados no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional. Estando já agendada para a próxima 5ª feira (10 de Janeiro) nova sessão, desta feita em conjunto com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a decorrer, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal daquela cidade.
   
No seminário que decorreu hoje, Joaquim Rocha da Cunha, presidente da Associação PME-Portugal, considerou o QREN como “uma oportunidade e um desafio para os empresários”. E, neste âmbito, lembrou a necessidade das pequenas e médias empresas (PME) “actuarem em conjunto, efectuando candidaturas em consórcio para os mercados externos e ao nível da inovação, eficiência energética, qualidade, entre outras áreas cruciais para o desenvolvimento das empresas”. É neste sentido que a Associação PME-Portugal “encontra-se disponível para com as empresas, Banca e consultores” promover os referidos consórcios para “investimento, usando as plataformas internacionais de que a PME-Portugal dispõe”.
 
Por seu turno, Armindo Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, referiu que “com a abertura do QREN, os pequenos e médios empresários têm uma oportunidade adicional de apoio ao seu plano de investimentos para os próximos anos, existindo vários instrumentos financeiros que devem ser analisados e aproveitados”. Segundo Armindo Costa, “as PME necessitam de ter ao seu dispor recursos financeiros adequados ao reforço das estratégias competitivas”. Pelo que “o QREN é uma oportunidade ímpar que prevê o apoio ao investimento das PME”.
 
A apresentação e explicação do QREN aos empresários presentes nesta sessão esteve a cargo de Lurdes Mota Campos, gestora de projectos da Associação PME-Portugal. Entre diversas informações importantes e cruciais para os empresários que querem apresentar as suas candidaturas aos sistemas de incentivos previstos no QREN, Lurdes Mota Campos alertou para o facto de os empresários terem de “considerar, e muito, a estratégia por onde é que querem ir. Vão ter de considerar a inovação e a internacionalização”.
 
Um outro conselho transmitido por Lurdes Mota Campos prende-se com os pontos a equacionar antes de apresentar uma candidatura, tais como preparar os documentos oficiais da empresa; ler a informação geral de enquadramento; analisar e discutir a estratégia da empresa e, sobretudo, que passos e investimentos são necessários; estar atento aos avisos de abertura de candidatura; e analisar o aviso de concurso mais conveniente.
 
anterior