Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


27-01-2008 PROGRAMA PAGAR A TEMPO E HORAS

O Governo aprovou, em sede de Conselho de Ministros, um programa de redução de prazos de pagamentos a fornecedores de bens e serviços pelo Estado, denominado Programa “Pagar a Tempo e Horas”.
  
Segundo comunicado emitido pelo Conselho de Ministros, esta resolução, aprovada na generalidade para consultas, visa a redução gradual, sustentada e significativa dos prazos de pagamento a fornecedores praticados pelas entidades públicas na aquisição de bens e serviços, aprovando o Programa “Pagar a Tempo e Horas”.
 
O objectivo é “melhorar o ambiente de negócios em Portugal, promovendo a redução dos custos de contexto incorridos pelo sector privado, nomeadamente custos de financiamento e de transacção, introduzindo maior transparência na fixação de preços e criando condições para uma mais sã concorrência”.
 
Este Programa enquadra-se nos princípios básicos do modelo de gestão por objectivos:
- A monitorização e publicitação da evolução de indicadores dos prazos de pagamento;
- O estabelecimento de objectivos de prazos de pagamento a fornecedores aos dirigentes públicos;
- A criação de incentivos (premiais e sancionatórios) associados ao grau de cumprimento dos objectivos.
 
No mesmo comunicado pode ler-se que “adicionalmente, o Programa integra medidas operacionais destinadas a simplificar os procedimentos administrativos de controlo da gestão orçamental, o que contribuirá para a agilização dos actos de pagamento a fornecedores por parte dos serviços da administração directa e indirecta do Estado”.
 
anterior