Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


13-02-2008 IDEIA ATLÂNTICO A BOM RITMO

Com a inauguração do IDEIA Atlântico – Braga prevista para o próximo mês de Março, as intenções de investimento superam já os 150% da área disponível. Segundo os seus promotores, o ritmo de execução da obra decorre em excelente ritmo, dentro dos prazos previstos e sem derrapagens financeiras.
 
Considerado um projecto arrojado – já que constituirá a maior infra-estrutura de apoio empresarial da região – o IDEIA Atlântico – Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica, em Braga, encontra-se já na fase final de construção. A partir de Março deste ano, empresas e empreendedores poderão usufruir de uma solução integrada de espaço e serviços técnicos especializados que catalisam o desenvolvimento sustentado de projectos empresariais de base tecnológica com cariz inovador.
 
Classificado como projecto de potencial interesse nacional (PIN), este projecto “surgiu da vontade dos seus fundadores em criar uma estrutura de apoio ao empreendedorismo nas áreas das novas tecnologias na região”, salienta Hermenegildo Mota Campos. Segundo o administrador do IDEIA Atlântico, “pretendemos juntar diversas componentes como a incubação de empresas de base tecnológica, a domiciliação de empresas de tecnologia e o apoio a empresas já existentes que, em conjunto, partilhem espaço, tecnologias, recursos e conhecimento”.
 
Hermenegildo Mota Campos realça ainda que o facto desta nova infra-estrutura se localizar a 500 metros da Universidade do Minho e do futuro Instituto Internacional de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, cuja primeira pedra foi lançada este mês pelos Primeiros-Ministros de Portugal e Espanha, durante a Cimeira Ibérica que decorreu em Braga. Sublinha ainda que “o IDEIA Atlântico é um projecto não fechado sobre si próprio ou sobre as empresas que incubará”, mas que “estará aberto às empresas da região e fora da região, e aos universitários e suas universidades”.
 
Das diversas mais-valias que os empresários e empreendedores poderão ganhar ao instalarem-se no IDEIA Atlântico ou usufruir dos seus mais variados serviços, importa destacar o facto desta estrutura pertencer ao Sistema Científico e Tecnológico. Neste âmbito, “as entidades que queiram beneficiar dos incentivos disponibilizados pelo QREN, ao submeterem a sua candidatura em colaboração com o IDEIA Atlântico passam automaticamente para o patamar mais vantajoso de incentivos – 75%”.
 
Assim, sustenta Hermenegildo Mota Campos, “além de poderem retirar vantagem da rede de Centros de Negócios IDEIA Atlântico (que já estão a funcionar no Porto e em Lisboa), onde as empresas podem sem acréscimo de custos, divulgar como delegações, usufruindo dos créditos que vão adquirindo com a utilização das salas de reunião”.
 
 
 
anterior