Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


20-03-2008 IAPMEI TEM NOVO PRESIDENTE

Luís Filipe Costa foi hoje anunciado como novo presidente do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação. O até hoje presidente da Sociedade Capital de Risco InovCapital irá substituir Jaime Andrez que sai do IAPMEI, por motivos de doença, mas que irá para vogal da Autoridade da Concorrência.

 

Em declarações esta tarde à rádio TSF, o presidente da Associação PME-Portugal não se mostrou muito satisfeito com esta notícia. Joaquim Rocha da Cunha considera que o IAPMEI muda demasiadas vezes e acrescenta que “há uma regra que o país e a economia necessitam e que é a da estabilidade, independentemente de termos boas ou más avaliações de desempenho do IAPMEI que, historicamente, tem estado longe das micro, pequenas e médias empresas”. E, embora por muito esforço que o IAPMEI tenha feito, “a verdade é que continua a haver uma grande distância entre a administração do IAPMEI e o tecido das PME”, Joaquim Rocha da Cunha sublinhou que “também não é bom mudar de administrações porque estas têm uma função a desempenhar, devem ser julgadas por mandatos que devem ter continuidade”. E “o problema da maioria das administrações, designadamente as públicas, é que mudam constantemente”, acrescentou.
 
Para além de ter como novos vogais Jaime Andrez e João Espírito Santo Noronha, a Autoridade da Concorrência também irá conhecer um novo presidente. Trata-se de Manuel Sebastião, o ainda administrador do Banco de Portugal, que irá substituir Abel Mateus, cujo mandato de cinco anos à frente desta entidade termina na próxima Segunda-feira.
 
A par desta “dança” de cadeiras, a imprensa divulgou também hoje que um relatório preliminar da Inspecção-Geral de Finanças exige de um administrador do IAPMEI a devolução de 15 000 euros recebidos indevidamente. De acordo com notícia avançada pelo Jornal de Negócios, o ministro da Economia quer o afastamento desse administrador, no entanto o seu secretário de Estado Adjunto, Castro Guerra, terá ameaçado demitir-se.
 
anterior