Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


31-03-2008 PME-PORTUGAL APOSTA NA BULGÁRIA

Por convite oficial da República da Bulgária a membros dos órgãos sociais da PME-Portugal e empresários, a Associação das PME encontra-se a realizar uma visita de trabalho à Bulgária. Acompanhada por um grupo de empresários portugueses, a comitiva tem agendadas reuniões com diversas entidades búlgaras públicas e privadas, no sentido de abordar hipóteses concretas de colaboração e relacionamento económico entre entidades e empresários búlgaros e portugueses.

  

Esta iniciativa da PME-Portugal é suportada financeiramente unicamente pelos membros integrantes da comitiva, não havendo nem tendo sido solicitada qualquer comparticipação pública e comunitária.
As reuniões envolvem encontros com membros do Governo e dirigentes empresariais, e pretende aumentar as trocas comerciais e o investimento entre Portugal e a Bulgária, que são escassas.
 
Outro dos objectivos da visita é o da operacionalização da participação de empresas portuguesas no processo de desenvolvimento da Bulgária. Com 7,6 milhões de habitantes, a Bulgária é, a par da Roménia, um dos mais recentes membros da União Europeia, cujas reformas estruturais iniciadas na década de 90, trouxeram nos últimos anos, a este país, a estabilidade e o crescimento económico.
 
Desde 1997, o país passa por um período de recuperação, com o PIB a crescer a uma taxa de 4 a 5%, propiciando a estabilidade macroeconómica. Os mais recentes governos búlgaros têm tentado manter e prosseguir com os objectivos fundamentais da política económica a que se propuseram, designadamente o aprofundamento das políticas financeiras, a aceleração das privatizações e a continuidade das reformas estruturais.
 
Com o recente processo de democratização da Bulgária foi implementado um vasto programa de privatizações e liberalização da actividade económica. Os últimos programas de estabilização têm atingido os seus objectivos, apresentando taxas de câmbio estáveis, baixa inflação e um crescimento económico robusto. Os sectores económicos mais importantes são a indústria ligeira e o sector alimentar e vitivinícola.
 
É neste cenário que a Associação PME-Portugal entendeu ser importante abordar, neste momento, o mercado búlgaro, bem como as suas entidades públicas e privadas mais representativas. Assim, através da visita desta comitiva a território búlgaro, serão criadas as condições para a definição de linhas concretas de actuação e áreas específicas de abordagem a este mercado pelas PME portuguesas.
 
 
anterior