Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


06-05-2008 CHINA ABRE AS PORTAS AO INVESTIMENTO PORTUGUÊS

Com o principal objectivo de procurar vias de cooperação para concretizar o desenvolvimento e alcançar a prosperidade, aprofundando a troca de ideias sobre grandes matérias fundamentais para o desenvolvimento da China e dos países e territórios de língua portuguesa, o Ministério do Comércio chinês, através do seu Centro de Formação, promoveu, ao longo do passado mês de Abril um Colóquio da Administração Económica, dirigido fundamentalmente aos países de língua portuguesa. A Associação PME-Portugal esteve representada nesta longa jornada de trabalhos através da sua secretária-geral, Alexandra Campos.

  

As actividades dos participantes durante esta estadia em território chinês incluíram palestras, visitas dentro e fora de Beijing (incluindo uma visita à Região Administrativa Especial de Macau) e reuniões com empresários chineses.
 
A realização deste fórum surge num período de uma nova era para a cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, onde Macau surge como plataforma de serviços para a concretização dessa mesma cooperação.
 
O volume global da economia é grande e a renda per capita é baixa. As regiões Leste e Sul são as mais desenvolvidas e as regiões Sudoeste e Noroeste são relativamente atrasadas.
 
Desde a reforma económica iniciada nos finais de 1978, a economia chinesa tem vindo a alcançar êxitos que têm chamado a atenção do mundo inteiro:
- A China conseguiu manter um rápido e contínuo crescimento económico durante um período de tempo bastante longo. De 1987 a 1993, o PIB chinês duplicou por duas vezes (em 1993 foi quatro vezes maior do que o de 1978), enquanto que em 2007, o PIB chinês foi 14,7 vezes maior do que o de 1978. Nos 29 anos desde 1978 até 2007, a economia nacional chinesa cresceu a uma média anual de 9,7%. Em 2007, a economia chinesa ficou no 4º lugar no ranking mundial.
 
- De 1978 a 2007, o comércio externo chinês aumentou 105 vezes, registando um crescimento médio anual de 17%. Em 2007, a China já se tornou o terceiro maior país de comércio externo. A China é um dos poucos países em desenvolvimento com uma abertura relativamente grande, sendo a dependência do comércio externo em 2007 de 67%. Ao terminar o ano de 2007, as reservas cambiais da China foram de 1,5 mil bilhões, país com maior reservas cambiais do mundo.
 
- Ao longo dos últimos 29 anos, o capital estrangeiro aproveitado pela China acumulou 960 milhões USD. Durante os últimos dois anos, a China foi o país em desenvolvimento que captou mais investimentos directos estrangeiros.
 
- De 1978 a 2007, o mercado doméstico da China ampliou por 50 vezes, e o volume total da venda a retalho registou um aumento anual médio de 14,4%. Actualmente, a China é o maior mercado potencial do mundo.
 
anterior