Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


03-10-2008 PME-PORTUGAL APOIOU DEBATE SOBRE TIC E PME

Especialistas abordaram estratégias de competitividade Numa iniciativa da IDC, a PME-Portugal associou-se ao evento “PME – Como estão as Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC) a contribuir para o aumento da sua competitividade”, que decorreu no dia 24 de Setembro, no Centro de Congressos da Exponor, no Porto.

 

 

Entre diversos especialistas do sector das tecnologias de informação, tais como Pier Francesco Manenti, EMEA Research Director, que abordou as estratégias de competitividade para as pequenas e médias empresas industriais europeias, o seminário contou com intervenções de responsáveis sectoriais, tais como Jaime Quesado (Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento) e Carlos Neves, conselheiro nacional da Associação PME Portugal.

 

Em debate estiveram as estratégias de utilização das TI pelas PME. O mais recente estudo da IDC (PME – Sondagens e Previsões; 2005 - 2010), sobre as PME portuguesas, revelou que o investimento em TI neste segmento vai continuar a crescer a uma taxa média de 7,8% entre 2005 e 2010, atingindo nesse ano os 1331 milhões de euros.
A IDC estima que as PME representam 36% da despesa total em TI em Portugal.
"Os nossos estudos mais recentes sobre o mercado de TI em Portugal dão razões para algum optimismo. Apesar do clima económico incerto, o investimento em TI continua a crescer, fruto das necessidades de modernização e competitividade específicas deste segmento de mercado", afirmou Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal.
 
O Mercado das Tecnologias de Informação para PME apresenta-se hoje como um contexto de grande dinâmica e oportunidades, em que as tecnologias da informação são hoje encaradas pelas PME portuguesas como uma alavanca da produtividade e da competitividade.

 

PME
 
anterior