Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


29-10-2008 SALÁRIO MÍNIMO: PME-PORTUGAL CONCORDA, MAS COM COMPENSAÇÕES PARA AS EMPRESAS

O Primeiro-Ministro, José Sócrates, adiantou, em entrevista ao Diário de Notícias (DN), que o salário mínimo nacional (SMN) vai aumentar 5,6% para 450 euros, dando a entender que a actualização se fará, tal como em anos anteriores, logo em Janeiro.

  

No entanto, adianta o mesmo jornal que, se o valor do SMN para 2009 está definido desde Dezembro de 2006, quando foi assinado o acordo de concertação social para revalorização do ordenado mínimo praticável em Portugal, o mesmo não se pode dizer do mês em que esse aumento se opera. E é precisamente aí que incidem as críticas.
 
Em declarações também ao DN, o presidente da PME-Portugal concorda com o aumento do salário mínimo, lembrando que "quem vive com 450 euros é um herói". Mas, em compensação, Joaquim Rocha da Cunha pede uma redução dos impostos e contribuições sociais que incidem sobre as pequenas empresas. "O que pedimos é uma moratória, por um ano, nos impostos e contribuições sociais para que as indústrias de trabalho intensivo possam enfrentar esta crise", evitando falências em catadupa e um aumento inusitado do desemprego.
 
anterior