Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


03-07-2009 ASSOCIAÇÃO PME-PORTUGAL NÃO ESTÁ À VENDA!!

A Comissão Europeia reconheceu, através de carta datada de 22 de Junho, que a Associação PME – Portugal tinha razão quanto ao uso indevido da expressão «Pequenas empresas, grandes negócios», aquando da Semana Europeia das PME. A Associação PME – Portugal é titular de direitos exclusivos desta expressão, e utiliza-a amplamente em todos os seus canais de comunicação, meios de divulgação e publicidade. Por esta utilização abusiva por parte da CE ser altamente lesiva dos interesses da PME – Portugal, esta associação solicitou à Comissão Europeia a cessação imediata da utilização deste slogan.

 

A Comissão Europeia vem agora reconhecer no ofício, que usou indevidamente a marca da PME – Portugal. No mesmo ofício, a Comissão Europeia ressalva que o parceiro português (que se subentende ser o IAPMEI), terá coordenado todas as acções que disseram respeito a Portugal. O IAPMEI é um organismo que controla milhares de milhões de euros e tem como uma das suas principais funções prestar apoio às PME.
 
No entanto, é do conhecimento público que muitos desses apoios são centrados em (algumas) grandes empresas, como foram os casos recentemente divulgados da Qimonda e a Aerosoles, defraudando as expectativas dos pequenos e médios empresários.
 
A PME - Portugal está consciente que estas situações conduzem à imagem debilitada do IAPMEI no tecido empresarial, a que se juntam ainda as funestas consequências de milhares de recusas de apoios a PME. A acrescentar a estas recusas, desconhece-se o destino dos tão anunciados fundos para as PME.
 
É por tudo isto que a PME – Portugal manifesta a sua indignação pelo uso abusivo de marcas utilizadas que são sua propriedade. Mais recentemente o IAPMEI está a divulgar «Ambição PME XXI», no que é mais um exemplo do uso de slogans da PME – Portugal por parte do IAPMEI (o Programa PME XXI).
 
Joaquim Rocha da Cunha, presidente da PME – Portugal afirma: «Percebe-se que o IAPMEI tente colar-se à PME – Portugal. Mas apesar do seu enorme orçamento, por favor haja alguma decência no uso das marcas e na apropriação indevida das PME.»
 
As duras críticas de Rocha da Cunha ao IAPMEI e ao Dr. Luís Filipe Costa, seu actual Presidente e também responsável da InovCapital vão mais longe, asseverando que «não é com não pagamentos e com rescisões de contratos que nos vão desviar do nosso caminho. A Associação PME – Portugal não está à venda!»
 
A PME – Portugal espera naturalmente que o IAPMEI ou quem o tutela, assumam as suas responsabilidades, e que este ciclo termine.
 
Para visualizar a carta enviada pela Comissão Europeia que é parte integrante do Destaque PME desta semana, clique aqui.
 
anterior