Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


21-07-2009 PROMESSAS DOS PARTIDOS SOBRE APOIOS ÀS PME PODEM SER JÁ CUMPRIDAS NO PARLAMENTO

A PME – Portugal enquanto Associação das PME nacionais, e principal apoiante colectiva do Movimento IVA com recibo, regozija-se publicamente com a marcação da votação da petição na Assembleia da Republica. A reunião plenária realiza-se amanhã, dia 22 de Julho, pelas 10h00, na AR, e constitui um teste ao que os partidos desejam para as PME.

A Associação das PME - Portugal foi a única associação empresarial que desde o início apoiou activamente o Movimento Iva com Recibo, demarcando-se assim de outras associações empresariais. Ignorar esta justa e legitima causa que afecta centenas de milhares de micro, pequenas e médias empresas, é ignorar as PME portuguesas.

 

A PME – Portugal participou mobilizando dirigentes e associados. Não apenas apoiando os princípios do Movimento, mas sobretudo fazendo campanha junto das milhares dos gestores e dos empresários do país, para que subscrevessem a petição a fim de esta ser discutida na Assembleia da Republica.

 

Segundo Joaquim Rocha da Cunha, Presidente da Associação das PME – Portugal, «Quando manifestámos o nosso apoio ao movimento havia algumas centenas de assinaturas. Após a nossa entrada o número superou a dezena de milhar de subscritores. Entrámos quando outros tiveram medo de confrontar o poder e perder subsídios e favores, os famosos de sempre, os das associações que dizem representar as PME, mas que são clube dos 100, dos poderosos, que estão sempre com o poder e não com quem deviam representar, as empresas».

 

Este grave problema afecta a tesouraria de centenas de milhar de empresas, que ao facturarem têm de liquidar o IVA mesmo antes de o cliente pagar. Segundo as últimas estatísticas europeias Portugal é pior pagador da Europa, sendo o Estado o pior pagador de entre todos. Este problema pode agora ser resolvido na AR, e tal depende apenas dos deputados e seus partidos. Esta é a altura de todos assumirem as suas responsabilidades e serem coerentes com aquilo que anunciam.

 

Se todos os partidos reclamam para si a causa e a defesa das PME, e prometem nos seus programas eleitorais uma forte dedicação ao pequeno tecido empresarial português, teremos agora um momento de verdade. PME - Portugal apela a PS, PSD, PCP e CDS-PP para votarem de acordo com aquilo que publicamente declaram, aprovando a petição IVA com recibo.

 

Em nome da coerência, em nome das PME, em nome do emprego e da retoma do crescimento do país, é este o apelo da PME - Portugal.

 
anterior