25_03_08 | newsletter nº 11

Caso não consiga visualizar esta informação clique aqui

www.pmeportugal.pt

 

EM DESTAQUE

 

 
 
PME-Portugal reclama maior aproximação às PME 
IAPMEI TEM NOVO PRESIDENTE
 
Luís Filipe Costa foi anunciado como novo presidente do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação. O até agora presidente da Sociedade Capital de Risco InovCapital irá substituir Jaime Andrez que sai do IAPMEI, por motivos de doença, mas que irá para vogal da Autoridade da Concorrência.
 

Em declarações à rádio TSF, o presidente da Associação PME-Portugal não se mostrou muito satisfeito com esta notícia. Joaquim Rocha da Cunha considera que o IAPMEI muda demasiadas vezes e acrescenta que “há uma regra que o país e a economia necessitam e que é a da estabilidade, independentemente de termos boas ou más avaliações de desempenho do IAPMEI que, historicamente, tem estado longe das micro, pequenas e médias empresas”.

 

E, embora por muito esforço que o IAPMEI tenha feito, “a verdade é que continua a haver uma grande distância entre a administração do IAPMEI e o tecido das PME”, Joaquim Rocha da Cunha sublinhou que “também não é bom mudar de administrações porque estas têm uma função a desempenhar, devem ser julgadas por mandatos que devem ter continuidade”. E “o problema da maioria das administrações, designadamente as públicas, é que mudam constantemente”, acrescentou.

 
 
 

 

 

 

LEGISLAÇÃO 

NACIONAL E COMUNITÁRIA   

 

 

Resolução da Assembleia da República nº 8/2008 de 19 de Março de 2008, DR 56 - Série I, emitido pela Assembleia da República

Recomenda ao Governo a criação de um sistema de dinamização de parcerias e de apoio à gestão das PME no âmbito do QREN.

 

Convite nº 2008/C 74/13 de 20 de Março de 2008, JO C 74 - Série C

Convite à apresentação de propostas de acções indirectas no âmbito do programa comunitário plurianual destinado a tornar os conteúdos digitais na Europa mais acessíveis, utilizáveis e exploráveis (programa eContentplus).

 

Convite nº 2008/C 74/14 de 20 de Março de 2008, JO C 74 - Série C

Convite à apresentação de propostas ao abrigo dos programas de trabalho do Sétimo Programa-Quadro da Comunidade Europeia de actividades em matéria de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração

 

 

 

 

ESTADO VAI PUBLICAR

LISTA DAS SUAS DÍVIDAS

 


 

Foi publicada no passado dia 14 a Portaria 238-A/2008, que regulamenta a publicação anual da lista de credores da administração central do Estado (Lei 67-B/2007), de 31 de Dezembro).

  
Segundo nota do Governo, a regulamentação corresponde ao "compromisso de repor alguma igualdade de tratamento, obrigando-se o Estado a revelar a natureza e o montante dos atrasos na satisfação das suas dívidas".
 
Podem integrar a lista as dívidas iguais ou superiores a 3500 euros e, no caso de pessoas colectivas, as dívidas iguais ou superiores a 7000 euros.
 
Para que os credores do Estado possam ver as suas dívidas incluídas nesta lista devem apresentar, junto da Secretaria-Geral do MFAP, um requerimento, cujo modelo e instruções de preenchimento são publicados em anexo à Portaria 238-A/2008.
 
 
 
 

 
 
Só no 1º trimestre de 2008
PORTAL PME ULTRAPASSA AS 11500 VISITAS 
 
Desenvolvido com o principal objectivo de servir as PMEe os empreendedores, o Portal PME (www.pmeportugal.pt)tem vindo a registar um crescente número de visitantes. Facto que vem demonstrar a importância da informação que coloca on-line ao dispor dos empresários e empreendedores.
 
Só no primeiro trimestre deste ano o número de visitas já ultrapassou as 11 500.
 
On-line desde Abril de 2007, as páginas às quais os cibernautas mais acederam no Portal PME registaram, no total, mais de 500 000 visualizações. Sendo essas páginas com maior número de visitas as Notícias, Eventos, Formação e Programas diversos direccionados às PME.
 
 

 

 

 

 
 
QREN: NOVOS AVISOS DE ABERTURA DE CANDIDATURA 
 
SI I&DT ABRE NOVAS CANDIDATURAS

Encontram-se abertas novas candidaturas a projectos de financiamento no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e DesenvolvimentoTecnológico (SI I&DT).
  • Projectos de I&DT – Empresas individuais – prazo de candidatura até 15 de Maio de 2008;
  • Núcleos e Centros de I&DT – Projectos de criação e reforço de competências internas de I&DT – prazo de candidatura até 15 de Maio de 2008.