31_10_2008 | newsletter nº36

Caso não consiga visualizar esta informação clique aqui

www.pmeportugal.pt

 

 

 

Encontram-se abertas até 15 de Novembro 2008, as candidaturas ao POPH - Programa Operacional do Potencial Humano, medida 3.2. Formação para Inovação e Gestão
 
Objectivos:
1.    Desenvolvimento das competências técnicas, sociais e relacionais dos activos através de acções de reciclagem, actualização ou aperfeiçoamento;
2.    Criação de condições de valorização profissional dos activos empregados;
3.    Reforço da capacidade técnica e organizativa das organizações empresariais, de modo a favorecer as condições para o seu maior protagonismo na dinamização de acções de formação à medida das suas próprias necessidades e estratégias de desenvolvimento.
 
Acções elegíveis
1.    Acções de reciclagem, que visam colmatar o défice de conhecimentos e competências;
2.    Acções de actualização, que visam actualizar os conhecimentos e competências face à introdução de novos equipamentos, tecnologias e métodos de organização do trabalho;
3.    Acções de aperfeiçoamento, que visam aprofundar os conhecimentos e competências face à inovação organizacional introduzida nos processos de desenvolvimento empresarial.
 
Destinatários
Activos empregados que careçam de reciclagem, actualização ou aperfeiçoamento das suas competências, face à iminente desactualização de conhecimentos, bem como os que necessitem de um aprofundamento das suas competências.
 
Taxas de incentivo a conceder:
 
 
Norte, Centro e Alentejo
Lisboa e Algarve
 
Formação geral
Formação específica
Formação geral
Formação específica
PME’s
80%
45%
70%
35%
Grandes empresas
60%
35%
50%
25%
 
 
A nossa equipa coloca-se à sua disposição para o apoiar, na elaboração do diagnóstico de necessidades de formação, que sustente de forma segura o plano de formação, direccionado às necessidades específicas da sua empresa, e na apresentação da candidatura ao programa.
 
Caso esteja interessado em aprofundar as possibilidades existentes e que melhor se ajustam às suas necessidades, não hesite em contactar-nos.
 

 

 

 

 

Salário Mínimo: PME-Portugal concorda, mas com compensações para as Empresas

 

O Primeiro-Ministro, José Sócrates, adiantou, em entrevista ao Diário de Notícias (DN), que o salário mínimo nacional (SMN) vai aumentar 5,6% para 450 euros, dando a entender que a actualização se fará, tal como em anos anteriores, logo em Janeiro.


 

No entanto, adianta o mesmo jornal que, se o valor do SMN para 2009 está definido desde Dezembro de 2006, quando foi assinado o acordo de concertação social para revalorização do ordenado mínimo praticável em Portugal, o mesmo não se pode dizer do mês em que esse aumento se opera. E é precisamente aí que incidem as críticas.
 
Em declarações também ao DN, o presidente da PME-Portugal concorda com o aumento do salário mínimo, lembrando que "quem vive com 450 euros é um herói". Mas, em compensação, Joaquim Rocha da Cunha pede uma redução dos impostos e contribuições sociais que incidem sobre as pequenas empresas. "O que pedimos é uma moratória, por um ano, nos impostos e contribuições sociais para que as indústrias de trabalho intensivo possam enfrentar esta crise", evitando falências em catadupa e um aumento inusitado do desemprego.

 

 

 

Inquérito a Empresários e Empreendedores
 
Apresentação


O questionário que seguidamente apresentamos foi desenvolvido por um grupo de alunos, do Mestrado em Contabilidade do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, que optaram pela linha de investigação denominada Empreendedorismo e Políticas Públicas.


Este questionário tem como objectivo a recolha de dados primários, que serão integrados na investigação e posteriormente farão parte de um documento a disponibilizar na Internet.

Solicitamos, assim, a sua colaboração no preenchimento do referido questionário que se segue, assegurando, desde já, a garantia da confidencialidade das informações que nos vier gentilmente a fornecer.


Agradecemos antecipadamente a sua disponibilidade para colaborar neste projecto que dará a conhecer, de forma mais aprofundada, a resposta portuguesa ao desafio do empreendedorismo.

 

A equipa de orientação

Virgínia Granate Costa e Sousa
Carlos Filipe Teixeira de Andrade

 

>>CONTINUAR