22_05_2009 | newsletter nº59

Caso não consiga visualizar esta informação clique aqui

www.pmeportugal.pt

 

 

 

POTENCIAR AS PME ATRAVÉS DE UMA GESTÃO INOVADORA

 

A Associação PME – Portugal em parceria com a WhiteBook e a Fundação Biologic@, promovem, a nível nacional, um conjunto de workshops subordinados ao tema «Gestão e Tecnologia com Sabor». Os primeiros workshops decorram, no dia 23 de Abril, em Braga, no Centro de Negócios Ideia – Atlântico; Lisboa, dia 7 de Maio no Centro de Negócios Ideia – Atlântico e Maia, dia 21 de Maio na Tecmaia. Seguem-se agora Leiria dia 4 de Junho no ISLA e Faro no dia 18 de Junho no Hotel Faro.

 

Os workshops «Gestão e Tecnologia com Sabor» visam particularmente dar a conhecer aos empresários e gestores das PME os novos paradigmas ao nível da gestão comercial, do tempo, dos conflitos, da mudança, entre outros temas. Aliada a estas temáticas está ainda a importância da utilização de sistemas de informação via internet, como forma de apoio e suporte à actividade empresarial de gestão e produtividade dos seus colaboradores.

 

Actualmente não basta inovar ao nível do produto, do marketing e dos processos. É peremptória a necessidade de inovar a gestão empresarial. Frequentemente são colocadas estas questões ao gestor: em que sentido tenho que inovar na minha gestão e o que essa inovação me trará? Terei tempo para inovar e que ferramentas tenho para me ajudar? A minha organização, metodologia de trabalho e os meus colaboradores estão preparados e receptivos às mudanças de gestão necessárias à inserção desta inovação?

 

A PME – Portugal pretende com este workshop esclarecer todas estas dúvidas aos seus associados e empresários que queiram participar. No final do workshop será oferecida uma degustação de produtos 100 por cento biológicos, de produção nacional composta por vinhos, sumos, chás e infusões, compotas, mel, azeites, entre outros produtos. Esta prova de produtos biológicos é patrocinada pela Fundação Biologic@.

 

As inscrições são gratuitas e limitadas a um número máximo de 40 participantes, e serão aceites por ordem de chegada, sendo dada a prioridade aos Associados da PME – Portugal e da Fundação Biologic@.

 

 

 

 

PRESIDENTE DA PME-PORTUGAL EM VISITA À CHINA

 

 

O Presidente da Associação PME-Portugal, Dr. Joaquim Cunha, encontra-se desde o passado dia 5 de Maio em visita à China, a convite do Governo Chinês, para que possa conhecer melhor as instituições e o enquadramento económico daquele país e também de alguma forma dar a conhecer a realidade das PME em Portugal.
Até ao final deste mês, entre reuniões, conferências e visitas a empresas, o Presidente da PME-Portugal aprofundará as parcerias já estabelecidas entre a PME Portugal e a Associação de PME de Macau e da China.
Poderá ver aqui algumas fotos da assinatura do protocolo com a APME Macau em Lisboa, antes da partida para a China.
 

 

 

 

No âmbito do lançamento da 5ª Edição do PROGRAMA CERTIFICAÇÃO a ASSOCIAÇÃO DAS PME – PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE PORTUGAL (PME Portugal®), lança, o QUALITY SCORING

 

O QualityScoring é um instrumento de apoio às PME’s nacionais que visa estimular as empresas a desenvolverem sistemas de gestão da qualidade de uma forma mais sistemática, eficiente e eficaz, e numa perspectiva de excelência.

A aplicação desta ferramenta deve contribuir para a reflexão estratégica das empresas, ou outras organizações, sobre os seus processos de gestão, permitindo conhecer de forma mais aprofundada as diferentes dimensões que sustentam tais processos e identificar áreas de potencial melhoria.

Com base neste sistema, as PME’s poderão diagnosticar, medir e questionar de uma forma mais adequada o seu desempenho e o seu potencial de melhoria da organização dos processo e dos sistemas de gestão.

Espera-se, assim, contribuir para o reforço das suas vantagens competitivas, numa economia cada vez mais globalizada e assente no conhecimento.

 

 


 
 

 

IMPACTO NEGATIVO CAUSADO PELO EXCESSO DE REGULAMENTAÇÃO EUROPEIA NAS PMES

Numa entrevista ao portal europeu euractiv, Tina Sommer, presidente da European Small Business Alliance (SBA) - que reúne várias associações de Pequenas e Médias Empresas europeias, entre elas a Associação PME-Portugal - queixou-se do impacte negativo que o excesso de regulamentação europeia tem na actividade das pequenas e médias empresas. Diz Tina Sommer que não se trata tanto desta ou daquela legislação específica, mas de uma tendência europeia para legislar e regulamentar muito. A presidente da SBA tem toda a razão.

 

Em nome da harmonização e da realização do mercado interno, legisla-se muito em Bruxelas. As grandes empresas apreciam este modelo. Quanto mais normalizado, mais fácil se torna a vida para quem actua em diversos mercados ao mesmo tempo. Pelo contrário, para as empresas pequenas, quanto mais regras, mais oneroso, mais difícil. A Europa, que passa a vida a falar da necessidade de flexibilizar o tecido económico, de apoiar e incentivar a inovação, de facilitar a criação de novas empresas, torna, com demasiada frequência, a vida das pequenas e médias empresas num imenso labirinto de regras. Ora, cada vez mais estas regras são co-decididas pelo Parlamento Europeu. Ou seja, pelos deputados que se sentam em Bruxelas e Estrasburgo. Talvez seja tempo de os eleitores lhes perguntarem o que é que eles têm feito pelas empresas que empregam mais de dois terços dos europeus.
 

 

Para fazer um comentário a este artigo clique aqui

 

Transforme a sua empresa, responda aos desafios e entre em novos mercados. Certifique a sua empresa, qualifique os seus colaboradores, controle as variáveis custo e tempo!


A sua posterior certificação tem várias vantagens, nomeadamente:

• Redução de Custos
• Fixação na Empresa do conhecimento e know how da actividade
• Aumento da Produtividade
• Melhoria da posição competitiva
• Aumento da satisfação/confiança dos clientes
• Aumento da motivação/envolvimento no sistema, por parte dos colaboradores internos
• Melhoria da imagem
• Melhoria na organização interna
• Acesso a determinados mercados e concursos
• Confiança no sistema
• Implementação de um SGQ direccionado para a empresa
• Troca de experiências entre as empresas
• Facilidade de acesso a informação
• Redução significativa dos custos de consultoria tradicional – aproximadamente 50% 
• Eliminação do custo da auditoria interna
• Eficácia da formação, já que o consultor vai constatar a implementação das acções desenvolvidas em sala

 

 

 

 

Alberto Cristóvão, associado PME-Portugal, escreveu o livro intitulado “Segredos da Fortuna”, obra direccionada ao homem de negócios, ao empreendedor que não tem tempo a perder.
 

Em “Segredos da Fortuna” pode encontrar um “sumo concentrado” de ideias e conceitos chave que farão melhorar a performance financeira da sua empresa ou negócio.
Depois de uma exaustiva pesquisa em cerca de 18.000 páginas de literatura especializada e de dezenas de entrevistas a empresários de vários ramos, o autor reuniu aqui um conjunto de conhecimentos, resumido, mas bastante abrangente do mundo dos negócios e do caminho a trilhar rumo ao sucesso.


A obra mereceu o elogio e a recomendação da Associação das PME – Pequenas e Médias Empresas de Portugal. O prefácio do livro foi escrito pelo Dr. Joaquim Cunha, presidente da PME-Portugal e vice-presidente da ESBA – Confederação Europeia de Pequenas e Médias Empresas.

 

Nota: O valor do livro é de 10.45€. Os associados PME-Portugal tem 10% de desconto.

 

 

Através da PME-News, a newsletter semanal da PME-Portugal, os associados podem agora usufruir de um espaço de promoção/divulgação dos seus produtos e serviços, dirigido não só aos associados PME, mas às empresas em geral.
 

Esta é uma forma de divulgação que poderá ajudar a sua empresa a minimizar a crise, dando a conhecer o potencial do seu negócio através do Espaço do Associado.

 

Queremos dar a conhecer a sua empresa!!

Para mais informações contacte 253 275 005 ou envie email para [email protected]