10_07_2009

Caso não consiga visualizar esta informação clique aqui

www.pmeportugal.pt

 

Visita IDC ao Instituto Ideia Atlântico

 

 

Na passada  terça-feira dia 7 de Julho, o Instituto Ideia-Atlântico recebeu a visita do Director do IDC, prestigiado Instituto Internacional de pesquisa, estudos e formação na área das tecnologias de informação.
 
O IDC visitou o Ideia-Atlantico para conhecer as mais de 30 empresas tecnológicas que aí se instalaram em menos de um ano tendo criado mais de 160 postos de trabalho altamente qualificados.
 
Além de uma apresentação à porta fechada restrita às empresas do Instituto Ideia-Atlântico sobre as tendências nacionais e internacionais do mercados das tecnologias de informação, os responsáveis pelo Ideia-Atlântico  fizeram desta uma das acções que permite posicionar o Minho e Braga como uma região de referência mundial em termos de software de sistemas de informação e novas tecnologias.

 

Depois de Teixeira dos Santos assumir pasta da Economia

 

Associação PME Portugal quer ser ouvida
pelo novo Ministro da Economia

 

A Associação PME – Portugal saúda a tomada de posse do novo Ministro da Economia, esperando que seja o virar de uma página no Ministério. Mas não há tempo para hesitação. Se é realmente para a mudar, é necessário mudar já. Estão dezenas de milhar de empresas à beira da falência, asfixiadas pela falta de crédito. E a continuar assim, muitas não abrirão portas em Setembro e teremos mais de meio milhão de desempregados.


Mais grave ainda é a perca de riqueza efectiva, de empresários, gestores e de quadros altamente qualificados, que desta forma se vêm forçados a emigrar. O cenário de 10 por cento de desempregados aproxima-se a passos largos, caso não haja uma mudança efectiva.


O Ministério da Economia tem sido nos últimos anos tudo menos o Ministério das PME. Tem sido o Ministério dos apoios dados à Qimonda, Aerosoles, Pirites/Martifer, entre outras. Tem sido o Ministério dos grandes Projectos PIN, que não saem da gaveta ou que apenas dão facilidades aos investidores estrangeiros, e da misteriosa falta de investimentos com os fundos comunitários.


O Ministério da Economia demissionário nestes últimos anos não cumpriu qualquer promessa para apoio à exportação, como por exemplo os parques empresariais portugueses no Brasil e em Angola, que foram anunciados há mais de três anos pelo Primeiro-Ministro. Tudo projectos que não saem do papel.


Mas o Ministro da economia cessante não errou sozinho, e esta é uma leitura que também importa fazer. Um programa efectivo para as pequenas empresas não é só e apenas feito pelo Ministro da Economia.


Importa rever e analisar com que equipa o futuro Ministro da Economia pretende concretizar a ambição de dar uma resposta às pequenas empresas. A experiência do Ministro das Finanças, agora também Ministro da Economia, deve ser capaz de compreender que a criação de riqueza não é privilégio do clube dos 100 poderosos e das suas associações.
O clube dos 100 não é aquele que cria ou sustenta o emprego em Portugal. São de facto as PME, desde 2002, as únicas a criar emprego a nível nacional, representando 75 % dos postos de trabalho, ou seja três em cada quatro empregos são criados pelas PME.

 

O Primeiro-Ministro pretende realmente fazer um «pacto com as PME»? Então o novo Ministro da Economia tem que mudar o que o seu antecessor não entendeu:
Um pacto faz-se com os representantes das PME, e não como até aqui com os representantes das grandes empresas


Um pacto faz-se com medidas concretas e imediatas, e não com promessas de médio e longo prazo. As medidas têm que iniciar-se hoje, e não porque apenas vivemos uma agenda eleitoral.


Um pacto faz-se com medidas urgentes que evitem o fecho eminente de dezenas de milhar de empresas, porque não conseguem pagar impostos e subsídios, porque os bancos não concedem crédito.


A PME – Portugal está ciente da importância de um pacto para a internacionalização, querendo desta forma não ver defraudadas as suas expectativas, mas sim concretizar o contributo que este pacto representa para as PME.


A Associação PME – Portugal sempre pautou a sua actuação por apresentar medidas concretas em prol das PME. Como exemplo destas acções referimos o projecto «Portugal exportar mais», cujo objectivo é o de internacionalizar PME portuguesas para Angola. A par deste projecto a Associação incentivou e apoiou inúmeras PME na participação em feiras internacionais igualmente com vista à promoção das PME no mercado Ibérico.
Se o Ministro Teixeira dos Santos quer mudar, sugerimos que comece por ouvir quem de facto conhece, sabe, ouve e representa as PME. A Associação PME – Portugal manifesta publicamente o seu desejo em ser ouvida pelo Ministério, para que em conjunto possam discutir o que de melhor se pode fazer pelas PME portuguesas.

 

 

Lisboa, 6 de Julho de 2009
Joaquim Rocha da Cunha
Presidente da Associação PME Portugal

 
 

 

 

 

 

 

Novos Clientes em Tempos de Crise

 


 
Nos dias que correm, não podemos ficar à espera que os clientes venham ter connosco. Temos de ser pró-activos e sermos nós a ir ter directamente com eles. Para isso, necessitamos de boas bases de dados que nos ajudem a identificar facilmente o tipo de cliente que procuramos, quer ao nível da área de actividade, quer ao nível da área geográfica.
 
A Syrian - Sistemas de Informação, Lda., edita bases de dados empresariais desde 2002, abrangendo actualmente os seguintes países: Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. E, ao abrigo de um protocolo com a PME Portugal, temos todo o gosto em oferecer a todos os associados um desconto de 10% na aquisição de qualquer uma das nossas bases de dados ou programas disponíveis em: http://www.lojadosoftware.pt
Para obter o desconto, basta introduzir o código PMEPT na nossa loja online ou indicá-lo ao efectuar a sua encomenda de qualquer outra forma.
 
Contactos: 21 916 9942 ; 96 855 7070 ; [email protected]
 
Com os melhores cumprimentos,
João Jesus - Gerente
-------------------------------------
Syrian - Sistemas de Informação, Lda.
R. das Violetas, 17 - Atelier Esq.  2635-344 Rio de Mouro
Tel: 21 916 9942  Fax: 21 916 9943  Tlm: 96 855 7070  Email: [email protected]
 

 


www.syrian.pt | www.lojadosoftware.pt | www.sitesmaisuteis.pt

 

 

Através da PME-News, a newsletter semanal da PME-Portugal, os associados podem agora usufruir de um espaço de promoção/divulgação dos seus produtos e serviços, dirigido não só aos associados PME, mas às empresas em geral.
 

Esta é uma forma de divulgação que poderá ajudar a sua empresa a minimizar a crise, dando a conhecer o potencial do seu negócio através do Espaço do Associado.

 

Queremos dar a conhecer a sua empresa!!

Para mais informações contacte 253 275 005 ou envie email para [email protected]