31_07_2009

Caso não consiga visualizar esta informação clique aqui

www.pmeportugal.pt

 

 

PME – Portugal promove maior inquérito de sempre

Que mudou após 23 anos de apoios comunitários?

 

A Associação PME – Portugal lançou esta semana um repto a todas as PME e empreendedores sobre a foram e são ou não apoiadas as PME. Pretende-se que os empresários respondam de que forma as micro, pequenas e médias empresas respondam a um inquérito com o objectivo de avaliar para que têm servido a quatro quadros comunitários de apoio.

 

Este inquérito surge no âmbito do estudo que a associação encomendou a uma entidade independente para avaliar as necessidades das PME portuguesas. O universo das PME portuguesas pode responder a este inquérito através da página online da associação www.pmeportugal.pt. Em apenas dois dias úteis responderam quase 1000 empresários, o que torna desde já este estudo no maior jamais efectuado no país.

 

É fundamental para o país e para as PME, saber quais as suas necessidades mais prementes e se toda a organização institucional se adapta a elas. São claros indicadores para esta análise saber a resposta a questões tão simples como: Foram recebidos os apoios solicitados? Chegaram a tempo? Foram eficazes? Qual o nível de burocracia?

 

Joaquim Rocha da Cunha, presidente da Associação PME – Portugal, atribui a este inquérito uma importância fulcral, já que «Não são os estudos para meter na gaveta, mas sim a opinião clara das PME portuguesas que interessa, pois servirá de base às mudanças necessárias para o tecido empresarial. Por exemplo, acredito que este inquérito seja muito útil para a indispensável reformulação do QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional, onde os apoios às PME são escassos ou limitados.»

 

Este estudo e inquérito são imprescindíveis na apresentação de propostas claras e coerentes que a PME – Portugal quer fazer ao futuro Governo. A associação deseja que a opinião das PME seja tida em conta nas futuras decisões e reformulações. 

 

Clique aqui para participar


 

 

 

 
Em situação de pandemia de gripe, as empresas têm um papel fulcral a desempenhar na protecção da saúde e segurança dos seus empregados, colaboradores e clientes, assim como na limitação do impacte negativo sobre a economia e a sociedade. Deste modo, as empresas deverão ter Planos de Contingência que contemplem a redução dos riscos para a saúde dos
trabalhadores e a continuidade das actividades essenciais, de forma a minimizar impacte de qualquer disfunção e a assegurar o funcionamento da sociedade. Assim, a PME-Portugal, vem desta forma informar as empresas, nomeadamente as PME, de como actuar em caso de pandemia.
 
Uma vez que é fundamental que as empresas se mantenham preparadas, foram actualizadas as listas de verificação de medidas e procedimentos, com o objectivo de apoiar as empresas no planeamento para a pandemia de gripe.
 

Lista de verificação de medidas e procedimentos para serviços e empresas


Orientações para a concepção do Plano de Contingência

Da Gripe Sazonal à Gripe Pandémica


Como avaliar o risco e manter a actividade

 

Em sessão plenária na AR

Promessas dos partidos sobre apoios às PME
podem ser já cumpridas no parlamento

 

A PME – Portugal enquanto Associação das PME nacionais, e principal apoiante colectiva do Movimento IVA com recibo, regozija-se publicamente com a marcação da votação da petição na Assembleia da Republica. A reunião plenária realiza-se amanhã, dia 22 de Julho, pelas 10h00, na AR, e constitui um teste ao que os partidos desejam para as PME.

 

A Associação das PME - Portugal foi a única associação empresarial que desde o início apoiou activamente o Movimento Iva com Recibo, demarcando-se assim de outras associações empresariais. Ignorar esta justa e legitima causa que afecta centenas de milhares de micro, pequenas e médias empresas, é ignorar as PME portuguesas.

 

A PME – Portugal participou mobilizando dirigentes e associados. Não apenas apoiando os princípios do Movimento, mas sobretudo fazendo campanha junto das milhares dos gestores e dos empresários do país, para que subscrevessem a petição a fim de esta ser discutida na Assembleia da Republica.

 

Segundo Joaquim Rocha da Cunha, Presidente da Associação das PME – Portugal, «Quando manifestámos o nosso apoio ao movimento havia algumas centenas de assinaturas. Após a nossa entrada o número superou a dezena de milhar de subscritores. Entrámos quando outros tiveram medo de confrontar o poder e perder subsídios e favores, os famosos de sempre, os das associações que dizem representar as PME, mas que são clube dos 100, dos poderosos, que estão sempre com o poder e não com quem deviam representar, as empresas».

 

Este grave problema afecta a tesouraria de centenas de milhar de empresas, que ao facturarem têm de liquidar o IVA mesmo antes de o cliente pagar. Segundo as últimas estatísticas europeias Portugal é pior pagador da Europa, sendo o Estado o pior pagador de entre todos. Este problema pode agora ser resolvido na AR, e tal depende apenas dos deputados e seus partidos. Esta é a altura de todos assumirem as suas responsabilidades e serem coerentes com aquilo que anunciam.

 

Se todos os partidos reclamam para si a causa e a defesa das PME, e prometem nos seus programas eleitorais uma forte dedicação ao pequeno tecido empresarial português, teremos agora um momento de verdade. PME - Portugal apela a PS, PSD, PCP e CDS-PP para votarem de acordo com aquilo que publicamente declaram, aprovando a petição IVA com recibo.

 

Em nome da coerência, em nome das PME, em nome do emprego e da retoma do crescimento do país, é este o apelo da PME - Portugal.

 

 
 

 

 

A PME Portugal, vem por este meio divulgar um programa ( Sales e Trade Marketing) junto dos seus associados, e empresas em geral. O objectivo é estudar em conjunto o desenho de 2/3 programas feitos à medida das necessidades das PME´s, tendo em conta a experiência do terreno dos empresários e a experiência académica e empresarial do corpo docente do IPAM, a maior parte com forte experiência empresarial.
Para mais informações consulte o link.

 

 

 

 

 

Novos Clientes em Tempos de Crise

 


 
Nos dias que correm, não podemos ficar à espera que os clientes venham ter connosco. Temos de ser pró-activos e sermos nós a ir ter directamente com eles. Para isso, necessitamos de boas bases de dados que nos ajudem a identificar facilmente o tipo de cliente que procuramos, quer ao nível da área de actividade, quer ao nível da área geográfica.
 
A Syrian - Sistemas de Informação, Lda., edita bases de dados empresariais desde 2002, abrangendo actualmente os seguintes países: Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. E, ao abrigo de um protocolo com a PME Portugal, temos todo o gosto em oferecer a todos os associados um desconto de 10% na aquisição de qualquer uma das nossas bases de dados ou programas disponíveis em: http://www.lojadosoftware.pt
Para obter o desconto, basta introduzir o código PMEPT na nossa loja online ou indicá-lo ao efectuar a sua encomenda de qualquer outra forma.
 
Contactos: 21 916 9942 ; 96 855 7070 ; [email protected]
 
Com os melhores cumprimentos,
João Jesus - Gerente
-------------------------------------
Syrian - Sistemas de Informação, Lda.
R. das Violetas, 17 - Atelier Esq.  2635-344 Rio de Mouro
Tel: 21 916 9942  Fax: 21 916 9943  Tlm: 96 855 7070  Email: [email protected]
 

 


www.syrian.pt | www.lojadosoftware.pt | www.sitesmaisuteis.pt

 

 

Através da PME-News, a newsletter semanal da PME-Portugal, os associados podem agora usufruir de um espaço de promoção/divulgação dos seus produtos e serviços, dirigido não só aos associados PME, mas às empresas em geral.
 

Esta é uma forma de divulgação que poderá ajudar a sua empresa a minimizar a crise, dando a conhecer o potencial do seu negócio através do Espaço do Associado.

 

Queremos dar a conhecer a sua empresa!!

Para mais informações contacte 253 275 005 ou envie email para [email protected]