06_08_2009

Caso não consiga visualizar esta informação clique aqui

www.pmeportugal.pt

 

 

  

A Associação PME – Portugal lançou esta semana um repto a todas as PME e empreendedores sobre a foram e são ou não apoiadas as PME. Pretende-se que os empresários respondam de que forma as micro, pequenas e médias empresas respondam a um inquérito com o objectivo de avaliar para que têm servido a quatro quadros comunitários de apoio.

 

Este inquérito surge no âmbito do estudo que a associação encomendou a uma entidade independente para avaliar as necessidades das PME portuguesas. O universo das PME portuguesas pode responder a este inquérito através da página online da associação www.pmeportugal.pt. Em apenas dois dias úteis responderam quase 1000 empresários, o que torna desde já este estudo no maior jamais efectuado no país.

 

É fundamental para o país e para as PME, saber quais as suas necessidades mais prementes e se toda a organização institucional se adapta a elas. São claros indicadores para esta análise saber a resposta a questões tão simples como: Foram recebidos os apoios solicitados? Chegaram a tempo? Foram eficazes? Qual o nível de burocracia?

 

Joaquim Rocha da Cunha, presidente da Associação PME – Portugal, atribui a este inquérito uma importância fulcral, já que «Não são os estudos para meter na gaveta, mas sim a opinião clara das PME portuguesas que interessa, pois servirá de base às mudanças necessárias para o tecido empresarial. Por exemplo, acredito que este inquérito seja muito útil para a indispensável reformulação do QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional, onde os apoios às PME são escassos ou limitados.»

 

Este estudo e inquérito são imprescindíveis na apresentação de propostas claras e coerentes que a PME – Portugal quer fazer ao futuro Governo. A associação deseja que a opinião das PME seja tida em conta nas futuras decisões e reformulações. 

 

Clique aqui para participar


 

 

 

 

A PME Portugal, vem por este meio divulgar um programa ( Sales e Trade Marketing) junto dos seus associados, e empresas em geral. O objectivo é estudar em conjunto o desenho de 2/3 programas feitos à medida das necessidades das PME´s, tendo em conta a experiência do terreno dos empresários e a experiência académica e empresarial do corpo docente do IPAM, a maior parte com forte experiência empresarial.
Para mais informações consulte o link.

 

 

 

 

 
Em situação de pandemia de gripe, as empresas têm um papel fulcral a desempenhar na protecção da saúde e segurança dos seus empregados, colaboradores e clientes, assim como na limitação do impacte negativo sobre a economia e a sociedade. Deste modo, as empresas deverão ter Planos de Contingência que contemplem a redução dos riscos para a saúde dos
trabalhadores e a continuidade das actividades essenciais, de forma a minimizar impacte de qualquer disfunção e a assegurar o funcionamento da sociedade. Assim, a PME-Portugal, vem desta forma informar as empresas, nomeadamente as PME, de como actuar em caso de pandemia.
 
Uma vez que é fundamental que as empresas se mantenham preparadas, foram actualizadas as listas de verificação de medidas e procedimentos, com o objectivo de apoiar as empresas no planeamento para a pandemia de gripe.
 

Lista de verificação de medidas e procedimentos para serviços e empresas


Orientações para a concepção do Plano de Contingência

Da Gripe Sazonal à Gripe Pandémica


Como avaliar o risco e manter a actividade