28_09_2009

Caso não consiga visualizar esta informação clique aqui

www.pmeportugal.pt

 

NOVA CONTABILIDADE AMEAÇA MILHARES DE EMPRESAS

 

Empresas ainda não estão preparadas para mudança para novo sistema de contas e 70% correm o risco de ser multadas. Mais de 30 mil técnicos de contas estão a receber formação técnica. Mais de 70% das empresas portuguesas correm o risco de sofrerem coimas da Comissão de Normalização Contabilística, entre os 500 euros e 15 mil euros. Em causa está a passagem do Plano Oficial de Contas, (POC) para o Sistema de Normalização Contabílistica (SNC), obrigatório a partir de 1 de Janeiro de 2010, e que poderá resultar em deficiências na contabilidade, segundo um inquérito efectuado por um gabinete de gestão a 300 sociedades.

 

A maioria das empresas não estão tecnicamente preparadas" para mudar de sistema, afirma José Pedro Farinha, um especialista que coordenou o inquérito, entre Julho e Setembro deste ano. O problema é que os técnicos não estão suficientemente informados do novo sistema de contas "baseado em princípios económicos e não em regras" como o POC, datado de 1977, afirma Pedro Farinha.

 

O valor das empresas também poderá ser afectado. "Os problemas vão surgir no balanço, nos activos", afirma o especialista que está a dar formação a técnicos de contas em todo o país. "Em 2006, quando as empresas cotadas aplicaram as novas regras", afirma, "viram os seus capitais próprios perder valor". Isto porque reconheceram no balanço "perdas por imparidade em excesso". Ou seja, tal como sucedeu com as cotadas na Bolsa, teme-se agora que o valor real dos bens seja inferior ao valor contabilístico.

"As empresas portuguesas, em geral, não estão preparadas", para esta mudança, reconhece Joaquim Rocha da Cunha, da Associação PME Portugal, admitindo que a "maioria das empresas desconhece" as implicações da mudança de sistema contabilístico. "Espero que haja bom senso na forma como o acompanhamento será feito", diz, referindo-se à forte possibilidade de aplicação de coimas pesadas.

 

A Câmara dos Técnicos Oficiais de Conta (CTOC), a maior associação profissional do país, desvaloriza este impacte das coimas aplicadas pela Comissão de Normalização Contabilística, mas, no terreno, em todo o país, está a dar formação gratuita a 33 700 técnicos de contabilidade.

 

Domingues Azevedo, presidente dos CTOC, reconhece que as "mudanças exigem esforços redobrados" , mas avisa que a "Câmara não está disponível para adiamentos" da entrada em vigor do novo sistema de contabilidade. Só em Lisboa, cerca de nove mil quadros estão actualmente a ser alvo de acções de formação.

 

"Nesta fase inicial poderão surgir algumas dificuldades dos profissionais, mas isso é normal", considera. Domingues Azevedo admite também que, "nesta fase de transição", possa "vir a verificar-se balanços com custos acrescidos" ou "alterações nos capitais próprios" das empresas. Com o novo sistema "umas empresas irão beneficiar, outras vão ver diminuir os capitais próprios", resume o presidente dos CTOC.

 

Gestores, administradores e técnicos de contabilidade terão também de mudar de "linguagem". Por exemplo, o "imobilizado" desaparece do dicionário da contabilidade e, em substituição, surge o "investimento". O termo "disponibilidades" é, também, para apagar e surge agora os "meios financeiros líquidos". Um modelo novo que promete dar muitas dores-de-cabeça.

 

 

 

Aderindo definitivamente às novas tecnologias, a Associação PME-Portugal acaba de criar um blogue de notícias, para comunicar com o empresariado das PME portuguesas de uma forma constante, clara e transparente. O blogue www.pmeportugal.blogspot.com regista a maioria do noticiário, iniciativas, entrevistas e publicações da PME-Portugal e dos seus dirigentes. A PME-Portugal pretende ser assim um exemplo para as estratégias de comunicação de milhares de empresas, para centenas de milhar de empresários e de gestores, para que comuniquem, opinem, informem e contribuam para a comunidade global que se desenvolve na internet.
 
É sem dúvida um esforço de transparência e de exposição acrescida para os dirigentes da PME-Portugal, mas também é um fórum onde rapidamente se pode interagir com as crescentes comunidades virtuais geradas.
 
Joaquim Rocha da Cunha, Presidente da Associação explica: «Na PME-Portugal, acreditamos que novos mercados, novas tendências, novos parceiros e novas áreas de negócio e clientes estão a surgir todos os dias na esfera virtual, substituindo negócios tradicionais, e mais que isso, substituindo a forma tradicional de fazer negócios.»
 
Com a entrada na blogosfera, a PME-Portugal espera dar o seu contributo para a revolução em marcha, a revolução digital, que está em cada nanossegundo a mudar os negócios no mundo e portanto em Portugal e para cada PME.
 
Não pretende ser um blogue opinativo, mas reserva-se o direito de corrigir interpretações mediáticas que se façam, ou título subjectivos, de posições que a PME-Portugal toma. O blogue editará assim tudo aquilo que for publicado sobre a PME-Portugal.
 
O Blogue é uma ferramenta cada vez mais utilizada e permite um fácil acesso dos leitores às notícias da PME-Portugal, bem como facilita a interacção entre os leitores e a Direcção da PME-Portugal.


Aceda ao blogue www.pmeportugal.blogspot.com

 

 

Obrigado a todos os que responderam!
Brevemente, veja as principais conclusões em www.pmeportugal.pt
 

 

 

 

 

Gerir em Grande!
 
A Associação PME Portugal juntamente com o IPAM celebrou uma parceria com o objectivo central de dispor de uma solução para a melhoria da formação e qualificação dos seus Associados, de forma a que estes adquiram novas ferramentas e se tornem mais competitivos, através da realização do MASTER EM GESTÃO PARA PARA PMEs, que aqui apresentamos:
 
- Formação específica para PMEs
- Proporcionar às PMEs ferramentas de gestão
- Destinada a Empresários, Gestores e Quadros das PMEs
- Creditação com 34 créditos académicos (ECTS)
- Possibilidade de progredir para Licenciatura ou Mestrado
- 7 meses de duração às Sextas e Sábados
- Investimento de €3.100 + 170€ (admissão)
- Lisboa, Porto, Braga e Viseu

 

Para mais informações, clique aqui
 

 

  

Através da PME-News, a newsletter semanal da PME-Portugal, os associados podem agora usufruir de um espaço de promoção/divulgação dos seus produtos e serviços, dirigido não só aos associados PME, mas às empresas em geral.
 

Esta é uma forma de divulgação que poderá ajudar a sua empresa a minimizar a crise, dando a conhecer o potencial do seu negócio através do Espaço do Associado.

 

Queremos dar a conhecer a sua empresa!!

Para mais informações contacte 253 275 005 ou envie email para [email protected]