Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


11-01-2010 AUMENTO DOS "SPREADS" CRIA ONDA DE CRÍTICAS

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos, António de Sousa, admitiu esta manhã uma subida dos “spreads”, que pode chegar a 0,5%. As reacções não se fizeram esperar, quer do lado das empresas quer do lado do consumidor. Nesta altura, avança a associação, 80% das pequenas e médias empresas não têm acesso ao crédito.

José Alves da Silva, presidente da Associação PME Portugal, afirma que, perante a crise, a própria banca vai ter dificuldades em conceder crédito às PME.
Crítico face ao anunciado aumento mostra-se também o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP), Luís Lima, segundo o qual esta decisão vai afectar a recuperação que o sector iniciou no final do ano passado.
Os avisos dos banqueiros nacionais relativamente ao aumento dos “spreads” surgem na sequência da crise financeira que fez disparar a percepção do risco do país por parte dos grandes investidores, o que gerou uma subida das taxas de juro das obrigações do Tesouro e, como consequência, das taxas de juro a que se financiam os bancos e as empresas no estrangeiro.

 

 
anterior