Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


27-03-2007 NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS, QUATRO EM CADA CINCO EMPRESAS INVESTIU E AUMENTOU O VOLUME DE NEGÓCIOS

Centenas de micro, pequenos e médios empresários marcaram presença na Feira Nacional das PME’s, que decorreu na Alfândega do Porto, no passado Sábado, 24 de Março. Tratou-se de uma iniciativa da Associação das PME-Portugal (Associação das Pequenas e Médias Empresas de Portugal) que pretendeu proporcionar à centena de empresários expostos um encontro de negócios.
 
Paralelamente à Feira Nacional das PME’s, decorreu o Fórum PME XXI. Para além de diversos oradores, como Miguel Athayde Marques, presidente da Euronext, de José Vital Morgado, vogal do Conselho Directivo do ICEP Portugal, e do Cônsul da Roménia, Emílio Lopes, a sessão foi palco da apresentação do Estudo PME XXI.
 
De acordo com as conclusões deste mesmo estudo, baseado nas 232 empresas que participaram nas duas últimas edições do Programa PME XXI, “enquanto que em Portugal o investimento se mantém recessivo, quatro em cada cinco empresas, beneficiárias deste programa, investiu”.
 
Tal como referiu Lurdes Mota Campos, Gestora do Programa PME XXI, “enquanto que as tendências económicas revelaram para a economia portuguesa uma recuperação ténue, no Programa PME XXI quatro em cada cinco empresas aumentaram ou mantiveram o volume de negócios”. E acrescentou, “enquanto que em Portugal todos lutamos por criar emprego, embora o desemprego tenha crescido, 80% das empresas envolvidas no programa promovido pela PME-Portugal, mantiveram ou criaram novos postos de trabalho”.
 
O Programa PME XXI apoiou, entre 2005 e 2006, 232 micro e pequenas empresas do Norte e Centro do país (tendo já em 2004 apoiado outras 100 empresas, na sua primeira edição). O estudo realizado agora pela PME-Portugal junto de todas as empresas participantes neste Programa revela que 80% das empresas mantiveram ou aumentaram o volume de emprego, 7% criaram mais de 10 postos de trabalho e 3% empregaram pessoas portadoras de algum género de deficiência.
 
O mesmo estudo conclui que 63% das empresas envolvidas apresentaram uma situação financeira normal ou boa, 86% aumentaram o investimento e 61% fizeram investimentos de expansão.
 
É ainda de salientar que das empresas envolvidas no estudo 79% mantiveram ou aumentaram o volume de negócios e 68% aumentaram o volume de negócios. Destaque vai também para 71% das empresas que revelaram práticas de inovação, 45% que se diferenciam pela aposta na qualidade e 40% que de diferenciam pela inovação tecnológica e/ou de produto.
 
O PME XXI é um programa de apoio técnico, acompanhamento e formação dirigido às micro e pequenas empresas, actuando em diversas grandes áreas, como finanças, comercial e marketing, qualidade, ambiente, higiene e segurança, e sistemas de informação.
 
 
anterior