Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


07-09-2010 GOVERNO ANGOLANO JÁ COMEÇOU A PAGAR PARTE DA DÍVIDA ÀS PME PORTUGUESAS

José Alves da Silva, da Associação Pequenas e Médias Empresas de Portugal, revela que os pagamentos já avançaram, mas há ainda dívidas por saldar.

 

O presidente da Associação Pequenas e Médias Empresas de Portugal revela que o Governo angolano já começou a pagar uma parte das dívidas às empresas nacionais. José Alves da Silva explica, contudo, que as dívidas não estão totalmente saldadas.

“Começaram a ser pagos e mais ainda. Pagaram inclusivamente a grandes empresas”, afirma José Alves da Silva. No entanto, esclareceu, a dívida às empresas de construção civil, por exemplo, ainda não estão convenientemente saldadas, porque “houve, efectivamente um excesso de confiança de Angola em relação as empresas portuguesas, chineses, brasileiras e outras, e que apresentaram outro tipo de facturação que não correspondiam à realidade e isso, obviamente leva, a que o Estado angolano tenha de travar esse mesmo processo”.

O presidente da Associação Pequenas e Médias Empresas de Portugal denuncia ainda o estrangulamento que as pequenas empresas estão a sofrer devido aos aumentos dos encargos financeiros com os empréstimos, em particular a subida dos “spreads” (margem de lucro dos bancos).

A acrescentar a esta situação, explicou José Alves da Silva, está a dificuldade, cada vez maior, das empresas em obterem crédito junto dos bancos.

 

Fonte: Rádio Renascença| 06 de Setembro de 2010

 
anterior