Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


05-07-2007 IDEIA ATLÂNTICO FOMENTA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS

Classificado como Projecto de Interesse Nacional (PIN) pela Agência Portuguesa para o Investimento, o Ideia Atlântico – Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Inovação do Atlântico iniciou já, em Braga, a construção de um Centro de Negócios e um Centro de Incubação de Empresas. O Ideia Atlântico surge, neste momento, como a mais recente, moderna e inovadora entidade de apoio a todos aqueles que possuem ideias inovadoras de base tecnológica e que necessitam de apoio e orientação para as tornarem realidade.
 
Em conferência de imprensa e na sessão que seguiu subordinada ao tema “Novas Tecnologias, Incubação de Empresas e Desenvolvimento Regional”, Hermenegildo Mota Campos salientou que “o grande objectivo do projecto Ideia-Atlântico é “criar um ambiente favorável ao fomento de empresas competitivas, com particular destaque para as empresas de base tecnológica”.
 
Presente na mesma sessão, promovida pela PME-Portugal e que decorreu na Escola de Economia e Gestão, da Universidade do Minho, em Braga, Manuel Laranja, Assessor do Gabinete do Plano Tecnológico, felicitou a Associação PME-Portugal, entidade promotora do projecto em conjunto com o Instituto Ideia Atlântico, por esta iniciativa, sublinhado que este será um projecto a “acompanhar muito de perto e que ainda irá dar que falar. Um projecto no qual depositamos muitas esperanças para o desenvolvimento da região no futuro”.
 
Ainda durante a sua intervenção, Manuel Laranja afirmou que “a maior parte das empresas ainda continua com estratégias baseadas em produtos estáveis”, pelo que “a inovação do produto é uma coisa relativamente pouco praticada quando se compara com a inovação no processo produtivo”. Uma atitude errada, isto porque “a inovação só anda para a frente se nós formos mais ambiciosos no lançamento constante de operações aos produtos que temos ou aos produtos novos no mercado”.
 
Por seu lado, Margarida Proença, presidente da Escola de Economia e Gestão, salientou que “o progresso tecnológico traz consigo exactamente as novas oportunidades se permitir a diferenciação dos produtos e o aumento da produtividade. Mas as oportunidades só resultarão em benefícios para as empresas e para as economias locais, se houver uma alteração das formas como se trabalha e das formas como as organizações se estruturam e se operam”.
 
Durante esta sessão, Paulo Calau, da ADENE – Agência da Energia abordou e explicou as implicações para as empresas do Regulamento da Gestão do Consumo da Energia. Este apresenta-se como “uma ferramenta de gestão energética em Portugal”.
 
No último painel deste seminário, diversas empresas da área das TIC’s abordaram a temática das novas tecnologias ao serviço das PME., designadamente Cisco Systems, Exact Software, F3M, Primavera Software e Vip Voz.
 
 
anterior