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PME NA HORA Notícias


24-07-2007 ASSOCIAÇÃO PME-PORTUGAL ENCERRA CICLO DE SEMINÁRIOS COM BALANÇO MUITO POSITIVO

Sensibilizar os empresários portugueses para as questões da internacionalização, das novas tecnologias e da importância da marca, bem como apontar caminhos para o desenvolvimento e crescimento da competitividade das PME portuguesas, foram alguns dos principais objectivos do ciclo de seminários “Estimular a Competitividade das PME” que a Associação PME-Portugal promoveu nos meses de Junho e Julho, em Braga e no Porto.
 
Os mais de 600 empresários que participaram nos quatro eventos que integraram este ciclo de seminários tiveram a oportunidade de partilhar experiências e disseminar boas práticas relativamente às temáticas em debate:
- “Espanha, Espanha, Espanha…
- “A Força da Marca na Competitividade das PME”
- “Novas Tecnologias, Incubação de Empresas e Desenvolvimento Regional”
- “Apostar nos Mercados Emergentes”
 
No primeiro seminário, os empresários tiveram a oportunidade de conhecer melhor o mercado espanhol, em particular as regiões autonómicas da Galiza e da Extremadura, bem como a legislação e incentivos e apoios aplicáveis às PME em Espanha. A sessão contou com diversos oradores: Alberto Rocha, da Proactive & Proasa, SL; António Viñal, da Delegação para a Galiza da Câmara de Comércio e Indústria Hispano-Portuguesa; João Pereira, da Inov Capital (em representação do IGAPE – Instituto Galego de Promoção Económica); Paulo Soares de Oliveira, da Sofiex – Sociedad de Fomento Industrial de Extremadura; Paulo Araújo, da Geo-Rumo; e Ricardo Pereira Silva, da Ele3city.
 
Sendo certo que para saberem criar e gerir uma marca, as empresas necessitam de uma verdadeira liderança em torno dessa marca e que uma das tarefas base desse processo de construção de marca é a identificação das características diferenciadoras face à concorrência, a Associação PME-Portugal reuniu um conjunto de especialistas em torno desta temática: Elza Neto, da Fileira da Moda do ICEP Portugal; Sílvia Ferreira, do Gabinete de Advogados António Vilar & Associados; Carlos Coelho, da Ivity Brand Corp; Jorge Faria, da Agência de Comunicação Avalanche d’Ideias; Manuel Torres, da Impetus; e Rui Pinto, da Aerosoles.
 
No terceiro seminário, continuaram a ser debatidos temas de interesse para a competitividade das PME, designadamente as novas tecnologias, a incubação de empresas, o desenvolvimento regional e as implicações para as empresas do Regulamento da Gestão do Consumo da Energia. Foram oradores nesta sessão: Margarida Proença, presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho; Manuel Laranja, Assessor do Gabinete do Plano Tecnológico; Paulo Calau, da ADENE – Agência da Energia; Hermenegildo Mota Campos, Administrador do Ideia Atlântico – Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Inovação do Atlântico; bem como representantes de diversas empresas ligadas às TIC’s (Miguel Figueiredo, da Cisco Systems; João Guimarães, da F3M; Jorge Saraiva, da Exact Software; Paulo Quintal, da Primavera Software; e Paulo Teixeira, da Vip Voz).
 
O ciclo de seminários “Estimular a Competitividade das PME” encerrou com uma sessão voltada para os mercados emergentes, designadamente Bulgária, Roménia, Argélia, Marrocos e Angola. os diferentes oradores (Vanyusha Krachunov, Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada da República da Bulgária; Emílio Lopes, Consulo Honorário da Roménia no Porto; João Quelhas, Director de Relações Internacionais da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa; e Paulo Costa, em representação do Ministro Conselheiro e Representante Comercial de Angola em Portugal, apresentaram as vantagens e as oportunidades que os empresários portugueses poderão retirar do facto de investirem naqueles países.
 
 
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