2011/02/22

Caso não consiga visualizar esta informação clique aqui

www.pmeportugal.pt

 

Alteração das regras de despesas

Alteradas as regras do financimento
 

Portaria nº 70/2011 de 9 de Fevereiro de 2011 Estabelece o limite de auxílios de minimis concedidos entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011 e as respectivas condições de aplicação

Segundo a presente portaria o apoio máximo no âmbito do minimis desce dos 500.000 euros por projecto que tinha sido contemplado no momento da crise econômica internacional que afectou os mercados mundiais (Portaria n.º 184/2009, de 20 de Fevereiro) para  (euro) 200 000 durante um período de três exercícios financeiros (exceptuando o sector dos transportes rodoviários não podem exceder (euro) 100 000 durante um período de três exercícios financeiros.

 

Despacho Normativo nº 2/2011 de 11 de Fevereiro de 2011 Alteração ao despacho normativo n.º 4-A/2008, de 24 de Janeiro, que fixa a natureza e os limites máximos dos custos considerados elegíveis para efeitos de co-financiamento pelo Fundo Social Europeu

Pelo presente despacho são alteradas as regras de elegibilidade nos projectos / acções de formação bem como os valores máximos da bolsa de formação, subsídio de alimentação, honorários etc.  

Genericamente as regras ficam mais apertadas e os limites de custos máximos foram todos revistos em baixa, pois, como refere o preâmbulo do despacho normativo, estas alterações ficam a dever-se quer a conjuntura económica que o País atravessa, quer a elevada taxa de compromisso registada pelos Programas Operacionais do FSE.

 

 

 

 

 

Legislação ComunitáriaLEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA 

 
      
 

 

 

Legislação NacionalLEGISLAÇÃO NACIONAL

   


            

 

Caro Associado,

Para v/ conhecimento, para que, de forma atempada e programada, possam analisar alternativas de financiamento aos investimentos que eventualmente estejam a considerar, a PME-Portugal disponibiliza-vos a presente informação.

 

Os Associados que estejam interessados em mais informações, deverão consultar o aviso de abertura de candidatura, de forma a inteirar-se das especificidades de enquadramento e/ou critérios de selecção dos projectos.

 

 

 

  

 

 

 

PO COMPETITIVIDADE

PROGRAMA DE CANDIDATURAS

Calendário 20011 dos Avisos QREN - PO Competitividade

 

 

 

SI Qualificação PME

Pretende apoiar de forma simplificada a aquisição de serviços de consultoria e de apoio à inovação por parte de PMEs.

Os serviços deverão abranger necessidades específicas da empresa, no sentido do aumento da sua competitividade - consultoria de gestão, assistência tecnológica, serviços de transferência de tecnologia, consultoria para aquisição, protecção e comercialização de direitos de propriedade intelectual e industrial e para acordos de licenciamento, consultoria relativa à utilização de normas e serviços de ensaios e certificação.
 

SI Inovação | Projectos de Inovação

Apoia investimentos gerais da empresa, produtivos e não produtivos, que reforcem a capacidade de inovação e de exportação no sentido de assegurar ganhos mais rápidos em termos de uma maior orientação do produto interno para a procura externa.
 

SI Inovação | Projectos de Empreendedorismo (inclui novo regime SI Inovação)

Destina-se a apoiar investimentos gerais, produtivos e não produtivos, no sentido de assegurar ganhos mais rápidos em termos de uma maior orientação do produto interno para a procura externa, privilegiando o surgimento de novas empresas com perfil exportador.


SI Qualificação PME | Projectos Individuais ou em Cooperação

Apoia investimentos em factores de competitividade. São elegíveis intervenções, nomeadamente nas áreas: organização e gestão; internacionalização; eficiência energética; qualidade; ambiente; desenvolvimento e engenharia de produto; criação, moda e design; propriedade industrial; consultoria em inovação; economia digital; comercialização e marketing; responsabilidade social e segurança e saúde no trabalho; planos para igualdade de oportunidades;
 

SI Qualificação PME | Projectos Conjuntos (Outras tipologias)

Destina-se a apoiar investimentos em factores de competitividade, apresentados por Entidades Públicas, Associações Empresariais ou Entidades do SCT. Deverão visar a promoção da competitividade das PME sendo, nessa medida, intervenções estruturais (em simultâneo) num conjunto de PMEs visando o mercado global.


SI Qualificação PME | Projectos Conjuntos | Internacionalização

Apoia projectos de internacionalização apresentados por Entidades Públicas, Associações Empresariais ou Entidades do SCT que visem a promoção da competitividade das PME, designadamente a sua capacidade de resposta e presença activa no mercado global, através do desenvolvimento de um programa estruturado de intervenção num conjunto de PME.
 

SI I&DT | Vales de I&DT

O Sistema de Incentivo de ID&T preve o apoio simplificado a projectos através do chamado vale (ou cheque).
Este sistema tem por finalidade, de forma simplificada, apoiar a aquisição de serviços de I&DT por parte de PME a entidades do Sistema Científico e Tecnológico para resposta a questões e necessidades específicas da empresa.
Entre outros, os promotores poderão solicitar comparticipação à aquisição de serviços, como seja, serviços de consultoria e assistência tecnológica que visem a realização de estudos de viabilidade técnico-científica e de projectos de I&DT, e ainda a subsequente transferência de tecnologia para as empresas promotoras, no sentido do aumento da sua competitividade com tradução na melhoria de produtos, processos ou serviços.
Os projectos submetidos ao abrigo destes Vales deverão ter uma duração máxima de um ano e apresentar uma despesa mínima elegível de 5.000 € (cinco mil euros). Estes projectos poderão ainda obter uma taxa de co-financiamento máxima de 75% e o limite de incentivo máximo a conceder será de 25.000 euros (vinte e cinco mil euros).
 
 

SI I&DT | Projectos em Co-promoção

Apoia projectos de I&DT realizados em parceria entre empresas ou entre estas e entidades do SCT, liderados por empresas, compreendendo actividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes.


SI I&DT | Núcleos de I&DT

Destina-se a apoiar projectos que se insiram na tipologia “Capacitação e Reforço de Competências Internas de I&DT”.Tem como objectivo a promoção do up-grade das empresas de pequena ou média dimensão (PME) para patamares mais elevados de desenvolvimento tecnológico e de inovação, através da criação e consolidação de unidades estruturadas com características de permanência e dedicadas exclusivamente a actividades de I&DT, dotando-as das competências humanas e materiais próprias indispensáveis à sua intervenção.
 

SI I&DT | Projectos Individuais

Os projectos individuais são aqueles que são apresenatdos directamente por um promotor apenas.
Os projectos contemplados neste sistema de incentivo e nesta modalidade em cocnreto, pdoerão compreender actividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes.
 

ATLANTICOINVEST apoia empresas na conquista de novos mercados

Iniciativa apoiada pela PME-Portugal procura facilitar o investimento no Brasil e emAngola, bem como captar investimento para e de Portugal. ATLANTICOINVEST oferece soluções globais para gestores e empresários.

 

O serviço que oferecemos tem o reconhecimento de entidades conceituadas, e oferecemos um controlo de qualidade único aos nossos clientes: depois de iniciado o processo, receberão e terão acesso online aos processos num sofisticado sistema de gestão de informação numa conta onde o cliente pode consultar estado do processo e documentos.

 

Criação de empresas, domiciliação, secretariado e staff multilingue, apoio contabilístico, bases de dados de clientes, serviços de importação e armazenamento, vistos, entre outros, providenciados através do balcão único ATLANTICOINVEST são ferramentas úteis para quem quer, rapidamente e com toda a fiabilidade, iniciar operações no exterior em particular no Brasil e em Angola..

 

Disclaimer: todos os serviços legais são prestados directa e exclusivamente por Advogados.

 

Agora disponível um formulário para contacto  

Investir no Brasil Investir em Angola

 

 

Compreendendo as dificuldades que as micro e pequenas empresas atravessam neste momento, a PME-Portugal propõe aos seus associados uma oportunidade única de divulgar a sua empresa e os seus serviços!
 
Através da PME-News, a newsletter semanal da PME-Portugal, os associados podem agora usufruir de um espaço de promoção/divulgação dos seus produtos e serviços, dirigido não só aos associados PME, mas também às empresas em geral.
 
Esta é uma forma de divulgação que poderá ajudar a sua empresa a minimizar a crise, dando a conhecer o potencial do seu negócio através do Espaço do Associado.
 
Queremos dar a conhecer a sua empresa!!

 

Para mais informações contacte 707 501 234  ou envie email para info@pmeportugal.pt

 

 

LinkB2B - A base de dados das empresas portuguesas com actualizações diárias!

 

A Syrian, empresa associada da PME Portugal desde 2003, apresentou recentemente um produto inovador, que se irá tornar com certeza uma ferramenta de trabalho fundamental em todas as empresas: um completo directório empresarial, através do qual é muito fácil encontrar novos clientes, fornecedores, concorrentes ou parceiros em Portugal.

 

Chama-se LinkB2B. Faça aqui o download da versão LITE (gratuita) e tenha acesso aos dados imediatos de mais de 380.000 empresas e instituições em Portugal.

 

Os associados da PME Portugal que pretendam adquirir a versão PRO (que inclui a possibilidade de imprimir cartas, etiquetas, enviar emails e muito mais), beneficiam de um desconto imediato de 20% ao indicarem o código PMEPORTUGAL no 2º ecrã da loja online disponível em: https://www.linkb2b.pt/comprar1.php

 

Todas as informações disponíveis em: http://www.linkb2b.pt

 

Através da PME-News, a newsletter semanal da PME-Portugal, os associados podem agora usufruir de um espaço de promoção/divulgação dos seus produtos e serviços, dirigido não só aos associados PME, mas às empresas em geral.
 

Esta é uma forma de divulgação que poderá ajudar a sua empresa a minimizar a crise, dando a conhecer o potencial do seu negócio através do Espaço do Associado.

 

Queremos dar a conhecer a sua empresa!!

Para mais informações contacte 707 501 234  ou envie email para [email protected]  

 
 

 

 

 

 

 
Acrescentamos mais uma vantagem em ser Associado da PME-Portugal!
 

Assim, disponibilizamos o PME Portal, de, e para, os Associados da PME-Portugal.

 

Neste espaço, de acesso restrito, o Associado, encontrará informações úteis,

artigos, manuais, bem como oportunidades, que os associados pretendam divulgar entre si.

 
 
Para solicitar o seu acesso, clique aqui
 
 
  

 

 

 

 

A PME-Portugal convida os Associados a divulgarem as propostas de emprego disponíveis em http://www.pmeportugal.pt, sem qualquer tipo de custo e com a possibilidade de criar um formulário ajustado às necessidades da empresa.

 

Não hesite!!!

Utilize já, mais este serviço disponibilizado pela PME-Portugal

 

 

Barómetro PME Portugal

 


 

 

Barómetro PME Fevereiro 2011