Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


07-04-2011 QUER ABRIR UMA EMPRESA? ENTÃO SÓ PRECISA DE UM EURO

Entra hoje em vigor o decreto-lei que extingue a obrigatoriedade de ter cinco mil euros para constituir uma empresa. As associações que representam as PME em Portugal têm visões diferentes quanto à validade da medida.

 

O novo decreto-lei é mais um passo do Simplex (Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa) que pretende acabar com a burocracia e fomentar a criação de negócios no país.

José Alves da Silva, presidente da Associação das PME de Portugal, considera que a ideia do capital social nulo permite aos novos empreendedores entrar no mercado e “começar a exercer um pequeno negócio sem a necessidade de recorrer a um financiamento para obter esse capital social inicial”.
José Alves da Silva está optimista e acredita que este decreto vai impulsionar a criação de empresas, mas também promover emprego. “É evidente que vai promover emprego, na medida em que, ao criar uma microempresa com um capital simbólico de um euro, esse mesmo desempregado vai poder exercer uma profissão que não exerceria se estivesse no desemprego”.

No seguimento de recomendações feitas pelo Banco Mundial, países como a Alemanha, a França, o Reino Unido, os Estados Unidos e o Japão já aboliram a exigência de um capital social mínimo para constituir uma empresa. Agora foi a vez de Portugal.

 

 

Fonte: Rádio Renascença  http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1128&did=150094

 
anterior