2011/04/14

Caso não consiga visualizar esta informação clique aqui

www.pmeportugal.pt

 

 

Que Mercados despertam mais interesse à sua empresa?

Na semana passada foi editado o artigo "Brasil é o mercado preferencial do investidor" hoje, continuamos a análise do mercado brasileiro, aquele que 64% das empresas referem como sendo o mais atractivo abordando a temática "Qual é a razão de Portugal exportar ou investir pouco no Brasil":

 
 

 

Barometro PME (Fev2011): Que mercados dispertam mais interesse à sua emrpesa?Além da dimensão e escala continental, é necessário observar que como nação independente e soberana, o Brasil tem regras jurídicas e económicas próprias, que tratam o investimento estrangeiro, a circulação de estrangeiros, a entrada/importação de produtos, o investimento externo, e eventuais licenças de operação.

 

Ou seja, tem regras próprias como as que Portugal tem no quadro da União Europeia, que têm que ser cumpridas.

 

Observadas o potencial do mercado e as regras, o Brasil oferece pois um enorme potencial, que deve ser abordado numa perspectiva de exportação ou de investimento direto.

 

Se se optar pela exportação, os custos base serão menores, podendo cingir-se ao valor das exportações iniciais. Neste caso o fundamental é encontrar um parceiro idóneo e fiável, que esteja em condições de legalmente, importar e colocar os produtos no mercado, e começar a construir a marca localmente.

 

Se se optar pelo investimento direto, importa fazer uma adequada pesquisa, dado que os custos de instalação no mercado, foram crescendo. E nesta opção, como em qualquer outro mercado, é necessário ter em conta a componente gestão do projeto, ou seja, quem vai gerir localmente e assegurar-se que os investimentos e metas são adquadamente cumpridos.

 
 

 

 

 

 

Legislação ComunitáriaLEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA 

 
      
 

 

 

Legislação NacionalLEGISLAÇÃO NACIONAL

   


            

 

Licenciamento: ZERO!
 

A sua empresa tem um “toldo”?, uma esplanada?, um anúncio electrónico na fachada? Ou simplesmente uma “placa publicitária”/”tabuleta”?

 PME Portugal_Destaque da Semana Legislação
O Decreto-Lei n.º 48/2011, 1 de Abril de 2011 veio estabelecer a regulamentação aplicável à obtenção do licenciamento para certas atividades econômicas e licenciamento de mobiliário urbano inserido no processo de «Licenciamento zero», destinada a reduzir encargos Administrativos sobre os cidadãos e as empresas, por via da eliminação de licenças, autorizações, vistorias e condicionamentos prévios para actividades específicas, substituindo –os por acções sistemáticas de fiscalização a posteriori e mecanismos de responsabilização efectiva dos promotores.,
 
Há que destacar, que a grande alteração, fica a dever-se á introdução do mecanismo de comunicação prévia aplicável quer á instalação quer à modificação de estabelecimentos de restauração ou de bebidas, de comércio de bens, de prestação de serviços ou de armazenagem.
 
Licenciamentos conexos com a actividade principal são igualmente simplificadose muitos deles foram eliminados – p.e. no tocante à utilização privativa do domínio público
Municipal para determinados fins (nomeadamente, a instalação de um toldo, de um expositor ou de outro suporte informativo, a colocação de uma floreira ou de um contentor para resíduos); horário de funcionamento, suas alterações e respectivo mapa; e afixação e inscrição de mensagens publicitárias de natureza comercial, em determinadoscasos relacionados com a actividade do estabelecimento, sem prejuízo das regras sobre ocupação do domínio público.
 
Ao incrementar uma substancial simplificação no processo de licenciamento passou a introduzir-se um maior grau de responsabilidade dos agentes econômicos em particular ao nível do agravamento do regime sancionatório elevando-se, p.e. os montantes das coimas (prevê -se a aplicação de sanções acessórias que podem ser de interdição do exercício da actividade ou de encerramento do estabelecimento por um período até dois anos) numa linha de orientação anglo-saxônica maior liberalização da economia maior responsabilidade dos agentes econômicos pelas declarações que prestam à administração.

 

 

 

Caro Associado,

Para v/ conhecimento, para que, de forma atempada e programada, possam analisar alternativas de financiamento aos investimentos que eventualmente estejam a considerar, a PME-Portugal disponibiliza-vos a presente informação.

 

Os Associados que estejam interessados em mais informações, deverão consultar o aviso de abertura de candidatura, de forma a inteirar-se das especificidades de enquadramento e/ou critérios de selecção dos projectos.

 

 

 

  

 

 

 

PO COMPETITIVIDADE

PROGRAMA DE CANDIDATURAS

 

Cronograma QREN - Ano 2011

 

 

 

ATLANTICOINVEST apoia empresas na conquista de novos mercados

Iniciativa apoiada pela PME-Portugal procura facilitar o investimento no Brasil e emAngola, bem como captar investimento para e de Portugal. ATLANTICOINVEST oferece soluções globais para gestores e empresários.

 

O serviço que oferecemos tem o reconhecimento de entidades conceituadas, e oferecemos um controlo de qualidade único aos nossos clientes: depois de iniciado o processo, receberão e terão acesso online aos processos num sofisticado sistema de gestão de informação numa conta onde o cliente pode consultar estado do processo e documentos.

 

Criação de empresas, domiciliação, secretariado e staff multilingue, apoio contabilístico, bases de dados de clientes, serviços de importação e armazenamento, vistos, entre outros, providenciados através do balcão único ATLANTICOINVEST são ferramentas úteis para quem quer, rapidamente e com toda a fiabilidade, iniciar operações no exterior em particular no Brasil e em Angola..

 

Disclaimer: todos os serviços legais são prestados directa e exclusivamente por Advogados.

 

Agora disponível um formulário para contacto  

Investir no Brasil Investir em Angola

 

Espaço do Associado PME Portugal

 

Compreendendo as dificuldades que as micro e pequenas empresas atravessam neste momento, a PME-Portugal propõe aos seus associados uma oportunidade única de divulgar a sua empresa e os seus serviços!
 
Através da PME-News, a newsletter semanal da PME-Portugal, os associados podem agora usufruir de um espaço de promoção/divulgação dos seus produtos e serviços, dirigido não só aos associados PME, mas também às empresas em geral.
 
Esta é uma forma de divulgação que poderá ajudar a sua empresa a minimizar a crise, dando a conhecer o potencial do seu negócio através do Espaço do Associado.
 
Queremos dar a conhecer a sua empresa!!

 

Para mais informações contacte 707 501 234  ou envie email para info@pmeportugal.pt

 

 

 

Publicite as suas propostas de Emprego a custo Zero - Portal da PME Portugal

A PME-Portugal convida os Associados a divulgarem as propostas de emprego disponíveis em http://www.pmeportugal.pt, sem qualquer tipo de custo e com a possibilidade de criar um formulário ajustado às necessidades da empresa.

 

Não hesite!!!

Utilize já, mais este serviço disponibilizado pela PME-Portugal

 

 

Barómetro PME Portugal

 


 

 

Barómetro PME - A entrada em novos mercados deve fazer-se? Pergunta para o mês de Abril de 2011