Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias

29-01-2008 PME-PORTUGAL PREMEIA EMPREENDEDORES


 

PME-PORTUGAL PREMEIA EMPREENDEDORES
 
“Portugal: País de Empreendedores” foi o tema do seminário realizado pela PME-Portugal, no passado dia 29 de Janeiro, em Lisboa.

A sessão teve como objectivo debater o empreendedorismo e, no âmbito do mesmo tema, proceder à entrega dos prémios do Concurso Empreendedorismo PME 2006”.

De acordo com Jorge Esteves, representante da SGPME Sociedade de Capital de Risco, uma das entidades que se associou a este projecto promovido pela Associação das PME-Portugal, “o objectivo deste concurso foi premiar e fomentar o empreendedorismo em Portugal, em particular os projectos e ideias de cariz inovador e diferenciador, de carácter exportador e de cariz tecnológico”.

Entre as 100 candidaturas apresentadas para o concurso 20 foram seleccionadas, concorrendo aos prémios de Melhor Projecto de Investimento, patrocinado pela SGPME, prémio Melhor Ideia, patrocinado pelo IPME, prémio Projecto mais Inovador, patrocinado pelo Banif Capital e pela Avalanche d’Ideias e prémio Melhor Projecto com Potencial Exportador, patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos. Os prémios foram atribuídos respectivamente à Optidados – Leitura Óptica de Questionários para Produtos e Serviços; à Controlinvest, que desenvolveu um sistema de controlo de microrganismos para salas brancas – Lavandarias Brancas para Vestuário e à Microlabe, responsável pelo desenvolvimento de um micro laboratório portátil para a química de fluidos biológicos. Saliente-se que a mesma empresa foi igualmente premiada na categoria de Melhor Projecto com Potencial Exportador.

Todos os projectos, que dentro dos 20 seleccionados, não receberam nenhum prémio, receberam menções honrosas “dada à elevada qualidade e devido à crença do júri no facto destes projectos daqui a alguns anos, deixarem de ser apenas projectos e passarem a estar numa fase de desenvolvimento e expansão, contribuindo para o desenvolvimento do tecido económico”, explica Jorge Esteves.

Dados importantes de salientar, passam pelo facto de 88 por cento das candidaturas apresentadas serem relacionadas com o sector de comércio e serviços. Porto e Leiria foram os distritos mais representados e, cerca de 83 por cento dos projectos foram concebidos por mulheres.

O seminário “Portugal: País de Empreendedores”, contou com a presença de Francisco Van Zeller da Confederação da Indústria Portuguesa, Jaime Andrez, presidente do IAPMEI, Miguel Alves da Banif Capital e Armando Santos da Caixa Geral de Depósitos.

Joaquim Rocha da Cunha, presidente da PME-Portugal salientou que “uma em cada duas pessoas que entraram em acções de formação para o empreendedorismo realizados pela Associação PME-Portugal criaram o seu negócio, não só microempresas, mas também unidades de pequena e média dimensão”.

A PME-Portugal dará continuidade ao Empreendedorismo PME, durante o corrente ano.

O programa empreendedorismo vai já na sua 33ª Edição, sendo a IPME entidade formadora-consultora


 
anterior