Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Conhecimento Internacionalização INVESTIMENTO LIDERA AS OPÇÕES DOS GESTORES NA INTERNACIONALIZAÇÃO
 
«INVESTIMENTO» lidera as opções dos gestores na internacionalização
 
Como internacionalizar?  
Existem diferentes formas como vimos em anterior artigo ("Escolher a forma de internacionalização"), mas também existe a sensibilidade dos empresários e gestores.
Fomos colhê-las. 
 
Assim o site pmeportugal.pt promoveu uma sondagem relativa s seguintes formas de internacionalização:
  
· Exportar via trading
· Com agente de vendas local
· Importador/ Distribuidor local
· Constituindo empresa local
· Comprando empresa local
 
O presente questionário esteve aberto durante o mês de Abril, no site www.pmeportugal.pt, tendo obtido a seguinte distribuição de respostas:
 
Barometro PME (Abril de 2011: Formas de Internacionalizar
 
Paralelamente decorreu uma sondagem ou pesquisa  com perguntas promovida por Joaquim Rocha da Cunha no linkedin 
 
Barometro PME no linkdin (Abril 2011): Formas de inetrnacionalização
 
 
Ora em ambos os casos o INVESTIMENTO direto lidera as opções de Internacionalização.
 
Este fato indicia que os gestores e empresários percebem um fenômeno da maior importância: o de que, para estar a sério e controlar um mercado externo, a via principal, é investir nele. Não é a mais fácil nem a mais barata. Mas é a mais eficaz, a médio e longo prazo.
 
Com efeito através da venda via trading que (re)exporta as empresas não têm risco, mas tem muito menor ganho e nenhum controlo do mercado final. Fazem uma venda para exportação passiva.  Este é o caso da maioria das exportações e do comércio mundial.
 
Ter agentes ou importadores já é bom, mas cada vez mais difícil, e também não garante o controlo do mercado, pois os olhos e ouvidos dos gestores não estão no mercado.
No inquérito da pmeportugal.pt, 2 em cada 3 gestores dão primazia ao investimento.  Mais:  6 em cada 10 empresários, preferem internacionalizar através de constituição de empresas como filiais nos mercados de destino. E 7% vão mais longe e consideram a aquisição de empresas ou e partes de empresas como a ideal. Donde concluímos da elevada sensibilidade e consciência dos gestores para esta questão crucial.
 
Na sondagem do linkedin a investir constituindo empresa local no mercado também liderou as opções com mais de metade das respostas (53%).
 
Assim é surpreendente pela positiva a percepção que gestores empresários têm do investimento como forma de internacionalização e controlo dos mercados externos.
 
Para aceder a soluções de investimento externo vá a
 
 
No próximo artigo analisaremos as diferentes formas de distribuição e suas preferências: Porque são tão elevados: preços e margens, nos mercados emergentes?
 
 
Lurdes Mota Campos