Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Conhecimento Internacionalização DE QUE ESTARÃO AS EMPRESAS PORTUGUESAS E ESPANHOLAS À ESPERA
 
DE QUE ESTARÃO AS EMPRESAS PORTUGUESAS E ESPANHOLAS À ESPERA?

Enquanto a Europa “lambe as feridas”, o mundo cresce e muito. FMI?

Ni hablar...tenemos plata!

 
Enquanto os Europeus andam entretidos entre estagnação e crise da dívida, todo um novo mundo cresce. Nas melhores previsões Portugal vai ter o seu produto a cair durante os próximos 2 anos, Irlanda e Grécia sofrerão uma reestruturação de dívida que Islândia recusou, e a Espanha tenta afastar sinais de debilidade a todo o custo. Alguém nos “PIGS” esgotou o dinheiro.
PIGS - Portugal, Itlay, Greece & Spain
 
Há uma única certeza. Crescem mercados emergentes, que mais do que dúvidas são certezas de investimento e consumo, fora da Europa e da América do Norte.
 
O espaço para os produtos de qualidade, tradição e marca da Europa, não está na Europa. Está nos mercados “emergentes”. Não é só a economia de Portugal que está em decadência, é todo um mundo ocidental estagnado e à procura de soluções. A solução está fora da Europa.
 
 
Quando um economista alcunhou Brasil, Rússia, Índia e China de BRIC, novas potências “emergentes”, elas eram ainda uma promessa não uma plena realidade. Só que passados 10 anos, são estes países que crescem, com plena confirmação para Brasil e China. E nestes 10 anos, as empresas europeias e portuguesas, andaram a persistir no erro de tentar vender para os saturados mercados internos, o da União Europeia ou dos Estados Unidos da América.
 
Enquanto isso, China, Brasil e outros cresceram muitíssimo, não apenas como potências exportadoras, mas como mercados de consumo, mas os europeus continuavam distraídos. Os portugueses ainda andavam a tentar “conquistar” o mercado espanhol pouco antes do crash do imobiliário em Espanha. E enquanto isso todo um conjunto de países crescia e procurava produtos e serviços.
 
Novo Mapa Mundial: As águias e os ninhos. Autor BBVA
 
No excelente research do BBVA, são apontadas economias que já são “águias”, que liderarão o crescimento econômico mundial nos próximos 10 anos (a azul) e outras que são o “ninho” das futuras “águias” do crescimento econômico. Ora podem verificar pela análise do mapa, a maioria destas economias está ou na Ásia ou na América do Sul, e apenas uma na Europa!
 
Portanto que andaram os portugueses a pensar nos últimos 10 anos?
 
Pensaram demasiado na Europa, alguma coisa em Angola, que cresce este ano 5%, mas praticamente nada na única ÁGUIA da América do Sul que é o Brasil?
 
 
Crescimento
No mapa acima podemos ver o crescimento desde 2005. Portugal e Espanha andaram próximos do zero desde 2008. E nesse período todos os outros países emergentes, como China, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo verde cresceram e continuarão a crescer acima dos 5%!
 
Ora é para países que crescem muito que tem que se exportar ou internacionalizar.
Não há nenhuma razão para que as empresas portuguesas, espanholas, européias, continuem a apostar em mercados saturados, estagnados, sem liquidez.
 
As “Águias” que comandam o crescimento mundial são outras. 
 
São a China, onde Macau legisla em português, Brasil que lidera as Américas, e também Índia onde Portugal deixou história, Rússia dos petrodólares, Turquia e Egito grandes economias do médio oriente, Coreia do Sul, México, Taiwan que os portugueses batizaram de Formosa, Indonésia.
 
A seguir virão Polónia, Argentina, Colômbia, Perú, Tailândia, Bangladesh, Vietnam, Malásia, Filipinas, Nigéria, África do Sul.
 
Nós acrescentaríamos que pelo elevado crescimento sustentado, Moçambique será uma economia a ter em conta, que fala português, sendo que Cabo Verde e Angola, há muito que dispensam apresentações, pela plena afirmação do seu crescimento e estabilidade.
 
Lurdes Mota Campos
MBA, Gestora de Projetos e Advogada