Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias

27-06-2011 Setores tradicionais portugueses vistos com maior potencial de exportação

Hoje em dia encontram-se vinhos Portugueses em todo o mundo, e a “Pêra Rocha” é um bom exemplo de internacionalização. Há ainda menso espaço, quer pela apetência de grandes mercados como Brasil ou China por produtos sofisticados, quer pelas novas tendências que despertam no mundo anglo-saxónico sobre a necessidade de ter uma dieta equilibrada – onde o azeite é fulcral.
 
 
O inquérito online lançado no pmeportugal.pt, apresenta resultados surpreendentes ou talvez nem tanto. Assim 3 em cada quatros respostas vêm setores tradicionais, como são o alimentar ou o textl com maior potencial de exportação. Neste caso 4 em cada 10 respostas aponta o setor alimentar e 3 em cada 10 respostas o setor têxtil.
 
Barometro PME: Maio 2011
 
Tendo em conta o crescimento do consumo mundial pelos mercados emregentes dos produtos tradição como vinho azeite e fumados, e dada a excelência de Portugal nestes domínios, o resultado é até previsível.
 
Hoje em dia encontram-se vinhos portugueses em todo o mundo, e a “Pêra Rocha” é um bom exemplo de internacionalização. Há ainda menso espaço, quer pela apetência de grandes mercados como Brasil ou China por produtos sofisticados, quer pelas novas tendências que despertam no mundo anglo-saxónico sobre a necessidade de ter uma dieta equilibrada – onde o azeite é fulcral.
 
O resultado do têxtil também não surpreende pois Portugal possui uma das mais industrias com mais tradição no mundo. E agora que custo – China começa a disparar, há um movimento de regresso á produção de proximidade por grandes marcas como Adolfo Dominguez por exemplo.
 
Os setores máquinas e construção/imobiliário, se bem que representem já uma significativa percentagem da exportação lusa, são vistos com menor potencial, o que se pode explicar por se tratar de mercados onde o potencial pode ser medido mas em funçõa de oportunidades concretas.
 
De resto as conclusões deste inquérito coincide com as famosas conclsuões do relatório Porter sobre a Competitividade da Economia Portuguesa nos anos 90, que apontava precisamnete para uma apostas nos setores tradicionais e de especialização de Portugal no mundo.
 
De qualquer forma, com o crescimento das importações do Brasil e da China em larga escala, com Angola em alta devido à alta do crude, todos estes setores e outros setores aprsentam enorme potencial que pode e deve ser concretizado no mercado. Porque não fazê-lo? Contate-nos que lhe explicamos como...

 


 
anterior