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ATLANTICOINVEST apoia empresas na conquista de novos mercados
Iniciativa apoiada pela PME-Portugal procura facilitar o investimento no Brasil e em Angola, bem como captar investimento para e de Portugal. ATLANTICOINVEST oferece soluções globais para gestores e empresários.
O serviço que oferecemos tem o reconhecimento de entidades conceituadas, e oferecemos um controlo de qualidade único aos nossos clientes: depois de iniciado o processo, receberão e terão acesso online aos processos num sofisticado sistema de gestão de informação numa conta onde o cliente pode consultar estado do processo e documentos.
Criação de empresas, domiciliação, secretariado e staff multilingue, apoio contabilístico, bases de dados de clientes, serviços de importação e armazenamento, vistos, entre outros, providenciados através do balcão único ATLANTICOINVEST são ferramentas úteis para quem quer, rapidamente e com toda a fiabilidade, iniciar operações no exterior em particular no Brasil e em Angola..
Disclaimer: todos os serviços legais são prestados directa e exclusivamente por Advogados.
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Crescimento das novas Potências Económicas reboca Exportadores Portugueses
Apesar da crise económica europeia e da recessão em Portugal, há empresas que estão a vencer a crise pela única via possível: a exportação. O calçado, o têxtil, o alimentar, as máquinas e equipamentos, a construção, entre outros, estão a crescer internacionalmente, graças a apostas em novos mercados
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NOTÍCIAS PME
Exportações lusas continuam em alta
No 2º trimestre de 2011, as saídas de bens registaram face ao período homólogo (Abril a Junho de 2010) um aumento de 17,4% e as entradas de 1,9%, determinando um desagravamento do défice da balança comercial em 1305,4 milhões de euros.
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2 em cada 3 empresas exportadoras são PME - representando 40% do total exportado.
Em 2009, existiam em Portugal 348 552 PME, representando 99,7% do total de sociedades do sector não financeiro e cerca de 59% do volume de negócios e do VAB gerados neste ano.
Do total de PME, cerca de 10% eram exportadoras, tendo contribuído com 40% para o volume de negócios total realizado pelas PME.
Relativamente ao total de empresas exportadoras de bens em 2009, mais de 2/3 (69,1%) eram PME, embora representassem menos de metade do valor global exportado (44,6%).
Os países da União Europeia dominavam as transacções das PME com o exterior, sendo os principais grupos de produtos exportados as Máquinas e aparelhos, o Vestuário, os Metais comuns, os produtos Agrícolas e o Calçado.
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As exportações das PME Portuguesas
No período entre 2007 e 2009, os principais países parceiros das PME portuguesas exportadoras de bens foram Espanha, Franca, Angola, Alemanha e Reino Unido. Em 2009, o conjunto destes 5 países concentrava 69,6% do valor total exportado pelas PME nacionais.
Espanha era claramente o principal mercado externo de destino para os bens exportados pelas PME, tal como na globalidade das empresas exportadoras: em 2009 atingiu um peso de 30,6%, ou seja, uma concentração superior a registada na totalidade das empresas (27,2%). No entanto, desde 2008 que se evidenciam diminuições nas exportações das PME para este pais parceiro, o que determinou uma redução da sua posição de liderança (peso de 33,4% em 2007 e de 32,0% em 2008).
Estudos sobre Estatísticas Estruturais das Empresas – 2007-2009 12/16 No período em analise, a Franca reforçou a sua posição como 2o maior pais de destino para as exportações das PME
portuguesas (peso de 14,8% em 2009), apesar da quebra verificada em 2009. O mercado francês assumia assim umamaior preponderância nas PME face a globalidade das empresas exportadoras (3a posição, peso de 12,4% em 2009).
Tal como Angola, que, enquanto no conjunto de todas as empresas exportadoras foi o 6o maior cliente em 2007 e o 4º a partir de 2008 (peso de 7,1% em 2009), em termos das PME foi o 4o principal parceiro em 2007, tendo ascendido a3o em 2008 (reflexo de um expressivo aumento anual de 24,0%). Em 2009 Angola reforçou a sua posição de 3o noranking dos maiores parceiros das PME exportadoras (peso de 10,2%). De notar ainda que Angola foi o principal parceiro extra-UE das PME no triénio em analise.
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Brasil e China lideram apostas de multinacionais
3 em cada 4 multinacionais americanas já cresce mais nos mercados emergentes do que no país de origem. A preferência é liderada pela China.
O Brasil, é o segundo país de aposta das multinacionais. 56,9% das multinacionais que têm negócios no Brasil registram resultados superiores aos das suas sedes. O mercado consumidor brasileiro é o alvo dessas empresas.
O Carrefour, por exemplo, tem desempenho melhor no Brasil do que na França, superando neste mercado o líder mundial Wal-Mart.
Para isso tem contribuído a taxa de crescimento da economia Brasileira, que depois do pico de 7,5% em 2010, está a crescer este ano próximo dos 4% (4,2% no 1º Trimestre, e 3,2% no 2º Trimestre).
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Brasil: Investimento atinge 7%
Segundo Júlio Alexandre da Silva, secretário-adjunto de Política Económica do Governo Brasileiro. Máquinas e equipamentos foram o fator impulsionador desse aumento. Enquanto os estilhaços da crise externa não afetam diretamente a economia brasileira, a alta dos investimentos segue de acordo com a trajetória traçada pelo governo.
O Ministério da Fazenda projeta uma expansão de 7% do Investimento no primeiro semestre deste ano em relação a igual etapa de 2010."Nesse começo de ano a construção civil não ajudou muito, pois a base de comparação, o ano passado, era muito alta".
Para o segundo trimestre, dado que ainda será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa do governo é de aumento de 1% em relação aos três primeiros meses do ano. Nesse período, a elevação foi de 1,2% na comparação com o final de 2010.
"O importante é que o ritmo de expansão esteja sendo mantido", disse. "Mas foi por causa da importação, pois a produção não foi tão forte", disse Silva.
De fato, entre Janeiro e Junho, enquanto a produção geral de bens de capital no país cresceu 6,3%, as compras externas foram ampliadas em 28,5%. "Ainda não está claro que isso seja uma tendência", afirmou o economista do governo.
Seja importando ou produzindo internamente, o governo quer fazer com que o investimento cresça sempre a uma velocidade maior que o Produto Interno Bruto (PIB) para elevar a capacidade produtiva e não ter mais problemas de inflação pela frente.
Aliás, essa será uma das diretrizes do Plano Plurianual (PPA), que a área económica está preparando para lançar em breve. O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo federal ao longo de quatro anos.
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1ºSemestre de 2011 - Exportações portuguesas crescem e diversificam mercados
Entre os seis países que registaram os maiores ritmos de crescimento no período em análise, cinco são mercados de fora da União Europeia,, o que ilustra o esforço de diversificação de mercados que vem sendo desenvolvido pelos exportadores nacionais: Argélia +93,7%, México +41,9%, China +41,2%, Brasil +39,9% e Marrocos +33,3%, demonstram bem um potencial de novos mercados fora da esgotada Europa.
Os elevados crescimentos para os dois mercados, Brasil e China, são assinaláveis: são duas das novas potências económicas globais e representam consumos de centenas de milhões de habitantes, das suas novas e ascendentes classes médias.
Nestes mercados, que ainda são residuais para as exportações portuguesas, é previsível que as exportações portuguesas continuem a elevado ritmo acompanhando o crescimento da procura destes enormes mercados e sua liquidez.
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