Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
Sala de Imprensa Clipping clipping_2
 

 

Sobre a Linha de Crédito à Exportação para as PME
Diário de Notícias | 08 Setembro 2008
Os empresários dizem que todas as ajudas são bem-vindas. Mas consideram que os apoios ao financiamento das PME "são fundamentais". "A redução da fiscalidade ajuda, mas os apoios ao financiamento é que são essenciais. Porque, se os tiverem, as empresas serão capazes de enfrentar as adversidades", afirmou Paulo Peixoto, vice-presidente da PME-Portugal, que conta com cerca de 6 500 pequenas e médias empresas associadas. Em declarações ao DN, sublinha que "não é por acaso que a linha de financiamento que o Governo lançou em Julho, no montante de 750 milhões de euros, esgotou-se em menos de um mês. Por isso, a criação de uma nova linha de financiamento é uma boa medida, que só peca por defeito. Porque 400 milhões de euros não chegam para satisfazer as necessidades das PME portuguesas".
Paulo Peixoto revela que houve centenas de associados que concorreram a apoios no âmbito da última linha de financiamento do Governo e já não conseguiram obtê-los. E, alerta, "muitas das destas empresas, se não tiveram este apoio, poderão fechar as portas. Algumas delas já não abriram as portas depois das férias".
"Tenho a certeza que as nossas empresas estão a perder boas oportunidades em novos mercados que serão muito importantes no futuro", diz Paulo Peixoto. E porquê? “Por falta de liquidez, mas também de capacidade para arriscar dos nossos empresários, sobretudo dos mais pequenos”, admite.