Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
NEGOCIOS Oportunidades FAQs - Serviço Oportunidades Passaporte para novos mercados
 

 

 

 

 

 

ATENÇÃO:

Este portal de oportunidades é confidencial, mas não anónimo.

Significa isto que as oportunidades colocadas são-no por empresas e agentes do mercado, devidamente identificados.

É relevante não confundir oportunidades com logros ou spam. O PORTAL DAS PME não pode garantir, nem quer garantir o seu conteúdo, mas quer e pode garantir que o ofertante da oportunidade exista e tenha um rosto.

Esta metodologia visa que o PORTAL DAS PME seja nesta como noutras áreas, um espaço credível de apoio ao negócio. Não fazemos negócios, mas damos rigor à informação para se poderem fazer negócios.

 

Assim:

 

- Reveja o seu pedido antes de o submeter. 

O mesmo será colocado online nos exatos termos em que for preenchido e submetido.

Deverá ter presente os caracteres pois existem limitações de espaço a disponibilizar

 

O PORTAL PME reserva-se do direito de não publicitar as oportunidades submetidas

Quando não esteja assegurada a fiabilidade dos dados da empresa proponente a oportunidade não será divulgada.

 

- O presente serviço não representa, por parte do PORTAL PME qualquer obrigatoriedade, na sua manutenção e/ou inclusão de pedidos sendo da sua exclusiva competência o direito de os seleccionar e/ou publicitar bem como a ordenação e destaque que confere às mesmas.

 

- Após a submissão do pedido a empresa poderá retirar o mesmo devendo, para o efeito, enviar e-mail nesse sentido.

O PORTAL PME retirará a oportunidade com a brevidade possível.

 

- As oportunidades, serão mantidas por um período de um mês (podendo a empresa renovar a manutenção do pedido).

 

- A empresa poderá anexar uma imagem e/ou logotipo que sempre que possível a mesma será incorporada na oportunidades.

 

- Encontra-se disponível um formulário para as empresas que pretendam mais informações sobre uma oportunidade. O formulário será enviado para a empresa/ referencia identificada. Competirá ao autor da oportunidade dar o seguimento que entender à mesma.

A PME está disponível para servir de intermediária devendo para o efeito ser-lhe solicitado tal papel.

 

 

1.

________

Qual é o número de caracteres que deverá ter a minha oportunidade?

Desejavelmente deverá ter, cada "resumo", 250 caracteres (com espaços).

Deverá ser escrita sem erros e sem utilização de maiúsculas. 

_____________________________________________________________

 

2.

________

Existem limitações á utilização deste serviço?

Sm.

O «PASSAPORTE PARA NOVOS MERCADOS» é um serviço gratuito da PME que pretende divulgar oportunidades das empresas no mercado Global.

Existem contudo limitações no número de inserções por empresa (limitado ao razoável e de as mesmas terem de ter objectivos, produtos Serviços e mercados distintos.

Existe ainda a obrigatoriedade de preenchimento completo do formulário por proposta/Oportunidade.

_____________________________________________________________

 

3.

_______

Durante quanto tempo se mantem activa uma oportunidade?

Durante um mês. A colocação da data de retirada é calculada para o mesmo dia, do mês seguinte (e é feita automaticamente).

______________________________________________________________

 

4.

_______

Coloquei uma oportunidade e ela não aparece?

Tal deverá ficar a dever-se ao facto de existirem campos que não foram validados. Ou seja existir algum tipo de dúvida de correspondência nos dados fornecidos.

Igualmente, a oportunidade  poderá também não ser clara e /ou estar incompleta ou, eventualmente não estar a responder ao objectivo deste serviço que é, divulgar oportunidades para mercados externos.

Poderá ainda dar-se o caso de a empresa ter sido retirada da base de dados a seu pedido anterior ou eventualmente por incumprimento de regras do PORTAL PME e ter sido excluída.

______________________________________________________________

 

 

5.

________

O que significa a minha oportunidade ter dados confidenciais?

Significa que, se alguma empresa pretender obter mais informações sobre a sua oportunidade quem recebe o alerta de empresa interessada é o "dono" da oportunidade.

Caso tenha manifestado que todos os seus dados são públicos serão enviados formulários às duas empresas (isto é, o PME PORTAL fará o "match" entre ambas, enviando os formulários preenchidos para o dono da oportunidade e para quem está a pedir mais informações).

_____________________________________________________________

 

6.

________

Posso esperar uma intervenção activa do PORTAL PME?

Sim, pode.

O PORTAL PME poderá ter um papel activo na gestão da oportunidade. Inclusivé existem empresas que nos estão a solicitar o serviço de recepção de amostras e catalogos - essencialmente quando são empresas sediadas em mercados externos. Desta forma alguém, em nome delas e em sua representaçao recebe os materiais, compila-os e envia-os para o dono da oportunidade.

Alertamos contudo que estes serviços de mediação são pagos podendo, para o efeito solicitar um orçamento. Deverá identificar cabalmente o tipo de serviço que pretende.

_____________________________________________________________

 

 

7.

_______

Recebi um formulário de contacto mas a empresa não me dá qualquer resposta, o que devo fazer?

Obviamente esta é sempre uma debilidade de qualquer sistema de informação.

De toda a forma o que pedimos é que nos comunique tal facto.

o papel do PORTAL PME é ser um facilitador e, dessa forma, caso uma empresa receba pedidos e não lhes dê qualquer seguimento será retirada do portal.

Note-se que, a empresa não é obrigada a "fechar o negócio ou querer ter contactos com aquela empresa em concreto" mas na medida em que a adesão é voluntária, e a pedido, as empresas deverão ter presente que, ao colocarem uma oportunidade comprometem-se a dar seguimento aos pedidos.

Agora a empresa pode legitimamente responder que deixou de ter interesse, que não quer ter contactos comerciais com a empesa A, etc.

_____________________________________________________________

 

 

8.

_______

 

Posso preencher o meu formulário noutra língua?  

Sim pode. Devido à própria filosofia do nosso PORTAl e ao peso do mesmo no eixo Atlântico a língua portuguesa e espanhola são perfeitamente aceites. O inglês igualmente por ser a lingua dos negócios no mercado internacional. 

 

Alertamos apenas que, caso petendam outras línguas reduzem o leque de potenciais leitores da oportunidade.

 

Deverá obviamente ponderar em que mercado pretende colocar/drigir a sua oportunidade. Se for o chinês, p.e., terá mais dificuldade de ser bem sucedido usando a língua portuguesa.

_____________________________________________________________

 

 

 9.

_______ 

 

Existem limites ao número de pedidos de informação que posso solicitar?  

Sim.

_____________________________________________________________

 

10.

_______

Qual é o número máximo de pedidos de informação que posso solicitar?

 

Dois quando distintos, caso contrário ver ponto 2.

Os membros aderentes do PME PORTAL (subscrição ativa) têm a possibilidade de solicitar cinco pedidos. Deverá indicar expressamente o seu número de membro/associado.

______________________________________________________________

 

 

11.

_______

O «PASSAPORTE PARA NOVOS MERCADOS» também abrange a divulgação de serviços de apoio à exportação / internacionalização?

  Não.

Tudo o que não sejam negócios internacionais (i.e. compra e venda de serviços/Produtos ou investimentos) que envolvam transações internacionais são considerados como publicidade (mercado interno) logo não enquadrados no «PASSAPORTE PARA NOVOS MERCADOS»

______________________________________________________________

 

 

12.

_______

Apresentei um pedido de + info (de oportunidades que se encontram registadas )e não houve qualquer seguimento. O que devo fazer?

 

Pode dar-se o caso que apresentou um pedido para obter mais informações sobre uma oportunidade registada e o mesmo não ter qualquer relação com o anúncio. Ou seja, simplesmente houve uma identificação errada na ref.ª que foi selecionada.

Nos casos em que não existe qualquer correspondência ente o pedido de + info e o anúncio o pedido é arquivado.

Sempre que possível é enviado email a dar conta do erro manifesto detectado.

 

Sempre que pretende pedir mais informações de um anúncio lembre-se que a ref.ª é o elemento identificador. Reveja o pedido de forma  não haver erros.

 

Caso a identificação da ref.ª esteja correta sugerimos que tenha presente o ponto 7.

 

______________________________________________________________