Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
Sala de Imprensa Press releases
 


26-07-2007 PME-PORTUGAL ANUNCIA CRIAÇÃO DE MAIS EMPRESAS LIDERADAS POR MULHERES

A Associação PME-Portugal apresentou hoje, em conferência de imprensa, um balanço das três edições do Programa Empreendedoras PME e apresentou as mais recentes 13 empreendedoras que criaram empresas no âmbito deste programa.
  
“Ao longo da sua actividade, a PME-Portugal tem vindo a realizar uma série de iniciativas com o objectivo de fomentar e criar condições para o empreendedorismo”. Tal como explicou, durante a conferência de imprensa, Alexandra Campos, Secretária-Geral da PME-Portugal, “o Programa Empreendedoras PME é uma dessas iniciativas”, cujo principal objectivo é o de “dotar as mulheres empreendedoras das condições necessárias para enfrentar o cada vez mais competitivo mercado de trabalho, incutindo um espírito empreendedor, de liderança e de iniciativa empresarial”.
 
Em três edições o Programa Empreendedoras PME ofereceu formação e consultoria a cerca de meia centena de mulheres desempregadas, das quais cerca de 40% abriram ou estão em fase de criar o seu próprio negócio, no caso das participantes da última edição.
 
Das novas 13 empreendedoras, seis desenvolvem ou irão criar o seu negócio em Braga, uma em Ponte de Lima, duas no Porto, outra em Aveiro e, finalmente, três em Leiria. Os negócios são na sua generalidade da área dos serviços e comércio.
 
A terceira edição abrangeu os distritos de Braga, Porto, Leiria e Aveiro, o programa prevê formação específica, estudos de viabilidade dos projectos e apoio financeiro inicial, com acompanhamento consultivo que lhes dê credibilidade junto dos financiadores e fornecedores, e uma clara visão do que pode ser em concreto o seu negócio.
 
O facto de as mulheres constituírem a grande maioria dos candidatos à criação de novos projectos empresariais e o balanço das três últimas edições se terem revelado “um verdadeiro sucesso”, são “razões mais do que suficientes para a PME-Portugal continuar a promover iniciativas que apoiem o empreendedorismo”, frisou Alexandra Campos.
 
A partir do próximo mês de Setembro, a PME-Portugal irá dar continuidade a este programa, mas com uma nova vertente: abrir a iniciativa também aos homens. Isto porque, segundo Alexandra Campos, “têm chegado à PME-Portugal muitas solicitações por parte dos homens no sentido de também eles poderem usufruir deste tipo de apoios no âmbito da formação e consultoria de negócios”.
 
“O empreendedorismo empresarial necessita de apoio, a começar pelos desempregados à procura do auto-emprego”. E como as mulheres continuam a ser as mais atingidas pela falta de trabalho, é neste sentido que a PME-Portugal tem procurado encontrar soluções para apoiar a criação do próprio negócio. O objectivo agora será não só dotar as mulheres, mas também os homens, de condições necessárias para enfrentar o cada vez mais competitivo mercado de trabalho, incutindo um espírito empreendedor, de liderança e de iniciativa empresarial”, acrescentou Alexandra Campos.
 
 
 
 
Anterior
 

  

Clipping PME 5 Razões PME
Consultório PME Consultório PME
Press-Releases Quem Somos - PME

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Retroceder ao menu