Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
 


Economias de língua Portuguesa crescem a elevado ritmo
Economia Portuguesa está estagnada, mas as principais economias de língua portuguesa crescem a elevado ritmo. Ora prevendo-se uma prolongada recessão para Portugal, podemos ver que Brasil, Angola e Moçambique crescerão em taxas médias anuais entre 4 a 8%, conforme podemos ver nas previsões do FMI até 2015.
 

 

 

Não é surpresa que o Brasil fruto da descoberta e exploração de petróleo, de ser um grande exportar de matérias-primas (crescimento de 40% das exportações para a China), e de organizar nos próximos 5 anos, as 2 principais competições desportivas mundiais (Campeonato do mundo e Jogos Olímpicos), tem em curso um vastíssimo plano de investimentos.
Convém recordar que Portugal e os portuguesas, detém no Brasil um estatuto de reciprocidade, que facilita a instalação de gestores e empresas no Brasil. Cumpridas determinadas condições, os portugueses têm no Brasil um estatuto de igualdade e de residência como em nenhum outro país, mesmo de língua portuguesa.
 
Angola, como principal exportador de petróleo Africano para a China, tem previsto um elevado crescimento para 2012 fruto da capacidade alargada de extração e exportação de petróleo, contendo oportunidades para os exportadores mas com elevados custos de entrada para investidores.
 
Num nível ainda sub-desenvolvido, mas promissor e estável, temos Moçambique onde as crescentes descobertas de jazidas de matérias-primas e a agro-indústria em larga escala, têm atraído vastíssimos investimentos de multinacionais. A descoberta de gás natural a ser explorado na costa, vem dar nova dinâmica a esta economia de língua portuguesa. Comparativamente com Angola, Moçambique oferece menos custos de entrada e instalação, e quiçá maior estabilidade no médio e longo prazo.
 
Assim, e embora na totalidade estes países não ultrapassem os 10% das exportações portuguesas, terão seguramente muito mais relevo quer pelas suas dinâmica de criação de emprego, de acolher e rentabilizar investimentos portugueses, como novos horizontes para o eminente colapso do espaço europeu.
 
Já está instalado nestes países? Pretende neles investir ou estar representado? Contate-nos para lhe dizermos como pode fazê-lo.