Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
 


Conhece os mercados para onde quer exportar?
Os mercados externos são compostos de consumidores e empresas. Há várias formas de chegar a eles, sendo a mais comum o contato direto e a participação em feiras. Por vezes as empresas potenciais exportadoras tentam encontrar distribuidores sem conhecerem e aferirem o seu real peso e capacidade no mercado. Para o saber é preciso estar no mercado e é preciso informar-se sobre ele.
E porque não comprar informação sobre esses mercados? Mesmo em mercados novos e crescente como Angola, Brasil, Moçambique, cabo verde e São Tomé, existem base de dados sobre empresas. Antes de esperar que o parceiros caia do céu e dum “contacto privilegiado” que tal contatar diretamente todos os potenciais interessados? Se quer informação sobre estes mercados contate-nos e daremos-lhe soluções eficientes.
 
Apenas a titulo de exemplo, vamos considerar o produto brinquedos, nos três primeiros meses do ano de 2011 mercado Brasil, que exportações foram efectuadas?
 
Produto, Valor FOB Dolar 
 
 
 

Partes de jogos de videos ( acessórios - volante JOY PAD combinado com pedais de acelarador e freio

 

22.914,56 USD

 

 

____
_ Artigos para para ginástica (Joalheira Junior / cotoveleira senior 4.185,63 USD  
  Outros brinquedos carroseis (equipamento de recreação para parques de diversão ou playground 11.268,74  

____________________________________________ _________________  
       
 

É patente que, nos três primeiros meses do ano, a quota dos produtos portugueses no produto brinquedos foi particularmente residual

 

Em janeiro, Vinagres e seus sucedâneos, considerando a unidade de comercialização caixa (houve outras modalidades de comercialização, como seja pe. garrafas), vieram dos mercados do sul da europa Itália, e Portugal  e, de um terceiro país que se assume directamente como um grande concorrente que é a argentina, correspondendo a um valor total de produto de 95.376,22 USD.

Não será claro uma admiração saber que os vinagres e seus sucedâneos são importados de Portugal, Espanha, Itália, França, Argentina e, Mónaco (ainda nos mesmo período e, na mesma referencia pautal).

 

Já no vidro e suas obras o produto de origem portuguesa está presente residualmente no mercado brasileiro e, considerando o mês de Julho chegam ao mercado brasileiro não apenas directamente mas via Alemanha, Bélgica, Suiça, e Estados Unidos.

 

A informação é o elemento mais vital do negócio. Mas ela está disponível. Fazer a leitura dessa informação e a partir dela ter ferramentas para identificar as reais oportunidades e actuar sobre elas é que faz a diferença para gerar negócios e fazer dinheiro.