Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


19-01-2007 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE ABRE NOVAS CANDIDATURAS

Projecto inovador reduz os custos da certificação das empresas A PME-Portugal desenvolveu um programa inovador de apoio técnico consultivo, acompanhamento e formação dirigido às empresas que pretendam implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e, posteriormente, obter a Certificação segundo a norma NP EN ISO 9001:2000.

Trata-se do Programa Certificação da Qualidade que apresenta uma metodologia diferente de outras existentes no mercado, apresentando inúmeras vantagens para as empresas. A 2ª edição do programa arrancará em Março, pelo que as empresas interessadas podem, desde já, apresentar a sua candidatura.
Nos últimos anos, o número de empresas a obter a Certificação da Qualidade aumentou consideravelmente. Isto porque os empresários têm a consciência que a evolução do mercado assim o exige. Ao aderirem ao Programa Certificação da Qualidade, os empresários têm desde logo asseguradas uma redução significativa dos custos de consultoria tradicional, aproximadamente 50%, a eliminação do custo da auditoria interna, a troca de experiências com outros empresários e a eficácia da consultoria/formação, uma vez que o consultor no terreno vai constatar a implementação das acções desenvolvidas em sala.

 

A metodologia de trabalho deste programa, cuja primeira edição já se encontra a decorrer, desenvolve-se em duas fases:

  • Inter-empresas: formação/consultoria em sala com os responsáveis das empresas pela implementação do SGQ, no sentido de apreenderem os procedimentos e processos comuns que, posteriormente, irão implementar nas suas empresas;
  • Intra-empresa: consultoria individual em cada empresa, sobre procedimentos específicos, com o objectivo de verificar e apoiar os procedimentos e processos comuns que foram desenvolvidos anteriormente na fase inter-empresas. Haverá ainda lugar a uma auditoria interna com o responsável da empresa.

Num mercado cada vez mais competitivo, exigente e global, a qualidade assume um papel fundamental no funcionamento e no êxito de uma empresa. Daí, ser vital para uma organização a implementação de um Sistema da Qualidade. As vantagens são inúmeras: desde a melhoria na organização interna, da imagem e da posição competitiva; passando pelo aumento da satisfação e confiança dos clientes, da motivação e envolvimento no sistema por parte dos colaboradores internos e da produtividade; até à redução dos custos, acesso a determinados mercados e concursos, confiança no sistema e facilidade de acesso a informação.

Para candidatar a sua empresa à 2ª edição do Programa Certificação da Qualidade, faça a sua inscrição através dos contactos da PME-Portugal:


Tlf.: 707 50 1234
Fax: 707 50 1235
E-mail: [email protected]

PME.Portugal
 
anterior