Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias

27-06-2011 Oportunidades na China para exportação

H Marques, gestor do mercado China na PME, visita feira de Cantão e Zona Económica de Ningbo
 

 
H Marques, gestor do mercado China na PME, visita feira de Cantão e Zona Económica de Ningbo.
 
H Marques visitou a feira de Cantão para companhar negócios de procuremente dos clientes PME China. A convite de locais visitou ainda Ningbo, cidade de cerca de 5 milhões de habitantes na provincia de Zhejiang. Aqui funciona a “Ningbo free trade zone for the wine”, ou seja, uma infraestrutura tipo parque das nações cheia de lojas, showrooms e escritórios que apenas negoceiam vinho importado de todos os cantos do mundo para aquela província ( 50 milhões ). Este é o primeiro mercado do género na província, mas a ideia é abrir mais 4 em outras cidades da província. As lojas pertencem a chineses e são atribuídas pelo governo da província a empresários da região com prestígio e status.
 
 Free trade zone, significa que as empresas presentes dentro daquela area não pagam impostos á cabeça, só aquando da venda dos produtos, que são vendidos por norma com grande margem de lucro.
 
Existe portanto segundo H Marques uma enorme margem para produtos portugueses e brasileiros a entrar no mercado chinês. Segundo o mesmo expercialista tudo o que é produto importado ganha uma dimensão e um status muito distinto, e as gerações mais novas estão a ter uma educação e uma abertura para o Mundo completamente distinta do que aconteceu com os seus pais e avós. Comer comida ocidental já é natural e dá até um ar de superioridade.

 
anterior