Home
 
Portuguese English Spanish French Chinese (Simplified)
PME NA HORA Notícias


03-10-2007 NOVO SERVIÇO FINANCEIRO APOIA PME PORTUGUESAS EM ESPANHA

A Associação das PME-Portugal e o Banco Santander de Espanha acabam de assinar um protocolo com o objectivo de lançar um novo Serviço Financeiro Integral – o PME Banking – para as empresas portuguesas que desenvolvam ou pretendam desenvolver actividade no mercado espanhol. Trata-se de mais um dos muitos protocolos que a PME-Portugal tem vindo a assinar com diversas entidades para a promoção da competitividade das empresas.
 
No caso específico do protocolo com o Banco Santander Espanha, este foi assinado pelo Director de Pedro Morera de Pelegrí, Director Nacional de Negócio Internacional do Banco Santander, e Joaquim Rocha da Cunha, Presidente da Associação PME-Portugal. Pedro Morera de Pelegrí dirige os negócios internacionais do Grupo Santander que possui diversas filiais a nível mundial e que, agora, abre também as portas às empresas portuguesas, através de linhas de crédito para as empresas portuguesas, mesmo que estas não tenham filiais em Espanha ou empresas de direito espanhol.
 
Este novo serviço junta-se a outros que a PME-Portugal tem vindo a disponibilizar aos seus associados a partir da sua delegação em Vigo, entre os quais se destacam o apoio informativo, técnico, criação e domiciliação de empresas, bem como serviço de consultoria para aconselhar os empresários sobre qual deverá ser o seu posicionamento em Espanha e como deverão trabalhar o mercado espanhol.
 
Relativamente ao acordo agora firmado com o Banco Santander, Joaquim Rocha da Cunha, presidente da Associação PME-Portugal, afirma que “esta relação com o Banco Santander é mais um passo no sentido de ultrapassar o problema do financiamento empresarial em Portugal”. Isto porque, “muitas vezes, as empresas portuguesas começam a crescer muito, a quererem ir para outros países, mas falta-lhes um parceiro financeiro forte, que contribua para a sua consolidação”.
 
Por seu turno, António Mira Santiago, Director de Negócio Ibérico do Banco Santander, que fez a apresentação do novo serviço aos empresários portuguesas presentes na sessão protocolar, aponta como uma das razões para a assinatura deste protocolo, “a quantidade de comércio exterior que existe entre Portugal e Espanha” e pelo facto do Banco Santander ser “especialista em negócio internacional”, querendo que “o negócio dos nossos clientes seja um êxito em todos os sítios onde estamos”.
É neste contexto que António Mira Santiago sublinha que “quando pensamos na assinatura deste acordo, queremos oferecer aos associados da PME-Portugal os nossos serviços e produtos que se possam adaptar à sua entrada ou à continuação do seu trabalho em Espanha, seja qual for a opção que tomem: meramente exportadoras ou mesmo deslocalizando-se”.
 
O Director de Negócio Ibérico do Banco Santander acrescenta ainda que “podemos oferecer a estas empresas portuguesas tudo o que temos, todos os nossos serviços bancários”, bem como “oferecer assessoria bancária porque os mercados são muito parecidos, mas nem sempre tão parecidos para podermos utilizá-los da mesma forma”. Segundo este responsável do Santander em Espanha, “temos condições bastante atractivas e concorrentes no mercado espanhol para as empresas portuguesas que queiram aproveitar este acordo com a PME-Portugal”.
 
Para mais informações, os interessados deverão contactar a Associação PME-Portugal
 
anterior